3.6.24

CASTELO DE VIDE: Jornadas Europeias da Arqueologia no dia 15 de Junho

Grupo de Amigos de Castelo de Vide promove um mergulho na pré-história de Póvoa e Meadas
O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) vai assinalar as Jornadas Europeias da Arqueologia no concelho no próximo sábado dia 15 de Junho com uma “oficina de arqueologia” dedicada à “Pré-história em Póvoa e Meadas”, seguida de um “almoço paleolítico” e terminando com uma visita ao Forno Romano dos Mosteiros.
Será “um dia na pré-história (e não só)” animado por Nelson Almeida, doutorado em Pré-História pela Universidade de Évora e Maria do Carmo Fernandes, mestre em Política Cultural Autárquica pela Universidade de Coimbra, e ambos membros da Direção do Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV).
As inscrições são obrigatórias até ao dia 10 de Junho através do e-mail <grupoamigos.castelodevide@gmail.com>.
Visita ao Forno Romano dos Mosteiros
Os trabalhos começam logo pelas 9 horas da manhã com um “Café da Manhã “ na aldeia” nas instalações da Associação Desportiva e Cultural de Póvoa e Meadas, seguindo-se a “Oficina Pré-Histórica” (Talhe lítico, Preparação de projéteis e lançamento de zagaia, Piro-tecnologia, Produção de recipientes cerâmicos e Moagem manual de cereais).
Pelas 13 horas terá lugar o “almoço “paleolítico” nas instalações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas, após o qual se concretiza pelas 15:30 horas, a visita ao Forno Romano dos Mosteiros que encerra os trabalhos cerca das 17:30 horas.
Jornadas decorrem de 14 a 16 de Junho em 47 países
As Jornadas Europeias de Arqueologia (JEA) convidam o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Na Europa, são 47 os países que se associam às celebrações, através da organização dos mais diversos eventos.
Coordenadas a nível europeu pelo Institut National de Recherches archéologiques Préventives (INRAP) e em Portugal pelo Património Cultural, I.P., durante as Jornadas Europeias de Arqueologia todas as entidades participantes são convidadas a mobilizar-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia. 
© NCV