O Menir do Patalou, em Nisa, no distrito de Portalegre, foi classificado como monumento de interesse público (MIP), de acordo com uma portaria hoje publicada em Diário da República (DR).
A portaria, que tem como entidade emissora o gabinete da Secretária de Estado da Cultura, Isabel Cordeiro, indica que o menir está situado na Tapada da Bajanca, na União das Freguesias de Espírito Santo, Nossa Senhora da Graça e São Simão.
“Talhado em granito, de feição fálica e apresentando ténues vestígios de decoração gravada com motivos serpentiformes, deverá ter sido erigido no Neolítico antigo, mais concretamente em meados do 5.º milénio a. C”, lê-se no documento.
Segundo a portaria, o monumento encontrava-se tombado aquando da sua identificação, tendo sido, depois, reerguido seis metros a norte da localização original, devidamente assinalada com um padrão de forma a permitir a preservação da sua fossa de implantação.
O Menir do Patalou, apresentando “cerca de quatro metros de comprimento e sete toneladas de peso”, constitui “um dos maiores menires” de tipologia explicitamente fálica da Península Ibérica, é acrescentado.
Lusa - 15/09/2023