16.9.23

PORTALEGRE: Profissionais da saúde exigem condições que permitam assegurar os cuidados devidos à população

 
A chuva não travou a Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS) que reuniu, este sábado, dezenas de pessoas numa Tribuna Pública no Rossio, em Portalegre.
Em declarações à Rádio Portalegre Verónica Pereira, do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), disse que as principais reivindicações são a valorização das carreiras e salários e a garantia de melhores condições de trabalho.
Verónica Pereira sustenta que os problemas que afetam os profissionais da saúde tem repercussões para os utentes, com a agravante do distrito de Portalegre ser um dos mais penalizados do país, por ser um território envelhecido, com grande carência de meios humanos e serviços “claramente desfalcados, onde não se consegue prestar os cuidados de saúde com a qualidade devida”.
Em Portalegre a União de Sindicatos do Norte Alentejano (USNA) participou na Jornada Nacional de Defesa e Reforço do Serviço Nacional de Saúde (SNS), convocada pela CGTP, juntando trabalhadores, ativistas sindicais e população. A iniciativa acabou por ficar resumida à Tribuna Pública, uma vez que as condições climatéricas impediram a agendada deslocação até à Avenida Movimento das Forças Armadas.
in Rádio Portalegre -16-09-2023