1.6.21

MORA: Câmara promove campanha solidária de esterilização de animais de companhia

 
A Câmara Municipal de Mora promove entre Junho e Dezembro de 2021, uma campanha solidária de esterilização de animais de companhia, cães e gatos.
A autarquia considera que as dificuldades financeiras dos agregados familiares poderão ser um dos principais motivos para que os mesmos não considerem o controlo reprodutivo dos seus animais através da esterilização cirúrgica. Nesse sentido, esta acção surge como um auxílio para os detentores de cães e gatos, mas também com os objectivos de promover a saúde e bem-estar dos animais e o controlo desta população. Sobre o controlo da população animal há também a referir que esta medida contribui directamente para evitar as ninhadas indesejadas e reduzir o número de abandonos/animais errantes e a sobrepopulação dos centros de recolha, canis e/ou abrigos.
Esta campanha está limitada a dois animais, canídeos e/ou gatídeos, por agregado familiar. Os animais devem ter mais de seis meses, possuir chip, vacina antirrábica e DIAC válido, sempre que aplicável, e os seus proprietários devem estar recenseados no Concelho de Mora. Será necessário proceder à inscrição junto da Divisão de Urbanismo e Ambiente da Câmara Municipal de Mora, com os documentos devidamente preenchidos e assinados. As esterilizações serão realizadas no Centro de Recolha Oficial de Montemor-o-Novo pelo Veterinário Municipal, com o qual a autarquia tem estabelecido um protocolo de colaboração. 
As esterilizações serão gratuitas, no entanto existe uma contrapartida. Simbolicamente, a Câmara Municipal de Mora apela à entrega mínima de 1kg de alimentos, seco ou húmido, para cães e gatos, destinados a alimentar os animais recolhidos pelo Centro de Recolha Oficial de Montemor-o-Novo.
Mais informações sobre esta campanha poderão ser consultadas no site municipal: www.cm-mora.pt .