2.6.21

BIME – Bienal Internacional de Marionetas de Évora

 
A 15ª edição da Bienal Internacional de Marionetas de Évora vai ter lugar de 1 a 6 de Junho, em Évora, com uma programação distinta do habitual. Pela primeira vez desde a sua estreia, em 1987, a Bienal acolhe um encontro dedicado exclusivamente à marioneta portuguesa. Aos tradicionais anfitriões deste evento, os Bonecos de Santo Aleixo, vão juntar-se as marionetas de 21 companhias nacionais para protagonizar as 78 sessões programadas para esta edição.
“Esta é uma Bienal ‘de pernas para o ar’, porque também o mundo está assim”, refere José Russo, director do Centro Dramático de Évora (CENDREV), a entidade organizadora da BIME. “Achámos que esta Bienal podia ser a oportunidade para valorizarmos o universo português da marioneta. Começámos a palmilhar o país e fomos desafiando gente que trabalha nesta área.”
A semana da BIME gera, por natureza, “uma envolvência da cidade com os bonecos, que este ano terá de acontecer de outra maneira”, salienta o director do CENDREV. Os habitantes de Évora e outros de passagem não vão poder contar com os habituais espectáculos de rua, que juntavam fãs e curiosos, de todas as gerações, para verem esta arte bonecreira. Desta vez, os espectadores vão poder encontrar-se, de forma segura, em 13 espaços na cidade, ainda assim, haverão três espectáculos itinerantes, que irão percorrer diariamente a calçada eborense, mas sem as habituais paragens, para animar as ruas.
“Achámos que esta Bienal podia ser a oportunidade para valorizarmos o universo português da marioneta” José Russo. Director do CENDREV
À medida que a primeira semana de Junho se aproxima, Évora vai-se preparando para a chegada dos bonecos portugueses e o Teatro Garcia de Resende não é excepção. Depois de concluídas as obras de remodelação do edifício histórico do século XIX, que tiveram início em Maio de 2020, o Teatro Garcia de Resende reabre portas para receber três dos espectáculos da programação da BIME 2021.
Para se conseguir “tocar mais gente com o espírito da Bienal”, a organização do festival desafiou o Museu da Marioneta, sediado no Convento das Bernardas, em Lisboa, a instalar marionetas do seu espólio num conjunto de montras nas principais ruas do Centro Histórico de Évora como “forma de ocupar a cidade com a Bienal”. Também uma exposição de retratos dos Bonecos de Santo de Aleixo, da autoria do fotógrafo Paulo Nuno Silva, vai contribuir para destacar a presença da BIME no espaço público da cidade.
ORGANIZAÇÃO: CENDREV – Centro Dramático de Évora
APOIOS: Câmara Municipal de Évora; República Portuguesa – Cultura / Direcção-Geral das Artes; Entidade Regional de Turismo do Alentejo; Universidade de Évora; Direcção Regional da Cultura do Alentejo; Biblioteca Pública de Évora; Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo; Associação Pó de Vir a Ser – Departamento de Escultura em Pedra; Espaço Alegria; Sociedade Operária de Instrução e Recreio Associação Joaquim António de Aguiar.