27.6.21

CLDS 4G e Município dinamizam atividades junto dos idosos do Centro de Convívio de Sarnadas de Ródão


Ao longo do mês de junho, o CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, um programa cofinanciado pelo Fundo Social Europeu, em parceria com o Município de Vila Velha de Ródão, têm vindo a dinamizar um conjunto de ações diferenciadoras e impactantes com os idosos do Centro de Convívio de Sarnadas de Ródão.
No dia 18 de junho, no âmbito da ação “INFO Idoso”, os utentes que frequentam este espaço receberam a visita de uma equipa dos Bombeiros Voluntários de Vila Velha de Ródão que realizou rastreios de glicémia e pressão arterial e lhes forneceu um pequeno guia com os dados da pessoa em questão e as avaliações efetuadas, para que os utentes possam ir registando os valores das suas medições. Este pequeno livro contém ainda contactos úteis, como a linha Saúde 24, os Bombeiros de Vila Velha de Ródão ou a GNR – Posto de Vila Velha de Ródão. 
Os bombeiros que se deslocaram ao local deram ainda explicações às colaboradoras do Centro de Convívio sobre Suporte Básico de Vida e demonstraram como se deve agir em situações de paragem cardiorrespiratória, engasgamento ou em episódios de epilepsia.
A 23 de junho, foram realizadas as marchas de S. João, que puderam contar com a criatividade e boa disposição dos idosos. Assim, para além de comporem versos na atividade de música orientada pelos professores João Filipe Sena e Gabriel Gomes, vestiram-se a rigor e percorreram o espaço exterior do Centro de Convívio a cantar e dançar. 
O CLDS 4G tem como eixo de intervenção a promoção do envelhecimento ativo e apoio à população idosa, sendo este o mote que inspira o desenvolvimento das ações deste projeto que se tem revelado um importante parceiro da autarquia no que respeita à melhoria da qualidade de vida da população do concelho.