29.2.20

Contradanças, desfile e feira animaram o Carnaval em Vila Velha de Ródão


O Carnaval foi celebrado em Vila Velha de Ródão no passado dia 23 de fevereiro, com a realização da tradicional Feira de Domingo Gordo, um animado Desfile de Carnaval e um ateliê temático de cultura que deu a conhecer e reviveu os hábitos festivos associados a esta época festiva no concelho.
A tarde quente e soalheira convidou os munícipes a juntarem-se ao desfile, onde miúdos e graúdos garantiam a boa disposição, tendo início no Parque de Campismo e fim no Campo de Feiras, onde ao longo do dia decorreu também a Feira de Domingo Gordo.
Dedicado ao tema das Tradições de Carnaval, o desfile contou com a participação de cerca de uma dezena de associações do concelho, cuja prestação foi avaliada por um júri constituído por um representante da Câmara Municipal, três das Junta de Freguesia e um do CLDS-4G.

Após uma votação renhida, os jurados consideraram que a Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense, a Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Cebolais de Baixo e a associação Wamba Jovem foram aquelas que melhor se distinguirem pela alusão ao tema, originalidade, criatividade e interatividade com o público, tendo por isso recebido os prémios correspondentes, respetivamente, ao 1.º, 2.º e 3.º lugares.
Após a atribuição dos prémios, decorreu a iniciativa “Contradanças de Carnaval”, um evento dinamizado pela Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, em parceria com o Centro Recreativo e Cultural do Coxerro. Realizado no âmbito do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado pelo Portugal2020 e União Europeia, este ateliê recriou os hábitos festivos associados a Carnava no concelho, onde não faltavam os bailes, os caqueiros, o jogo do pote ou enterro do Entrudo e dos compadres e comadres.