5.2.20

OPINIÃO: A caminho do Inferno

Os cientistas comprovam que a temperatura dos oceanos está a aumentar e esse fator vai acelerar o degelo, aumentar o volume da água e dessa forma, provocar uma devastadora subida do nível das águas. Com esta situação, também os bancos de corais sofrem uma maior devastação com todas as consequências que se conhecem.
Com tendência a aumentar, ainda mais devido às alterações climáticas, o número de refugiados preocupa os mais responsáveis, quando se sabe, que mais de metade dos refugiados têm menos de 18 anos. É esta geração que vai escrever na história do mundo, sobre os governos de hoje, escolhidos por gente inconsciente e criminosa, que cegos pela ganância deixaram um futuro comprometido, a criar milhões de refugiados, que vão esbarrar nos muros dos principais poluidores.
A ganância do lucro que continua a desequilibrar o fosso entre uns muito ricos e biliões cada vez mais pobres é a principal responsável pelas alterações climáticas. As manobras de Trump, e as golpadas da mulher mais rica de África, distraem as pessoas, do que pode ser o fim das espécies. Bolsonaro dá, também um contributo para este problema com a promoção e compensação na desflorestação da Amazónia.
Já Portugal quer passar a imagem do bom aluno no que respeita à descarbonização, mas adia há décadas a remoção do amianto cancerígeno, permite dragagens no Sado e consegue aprovar um atentado criminoso com o aeroporto do Montijo. E o negócio do lixo internacional permite-nos afirmar que somos o aterro de lixo da Europa.
Vários governos fecharam os olhos à impunidade da indústria da celulose com impacto na nossa biodiversidade e consequente causa de incêndios. Fala-se muito de reciclar, mas a reciclagem é uma fraude, encoberta por grandes negócios! Temos uma reciclagem deficiente, por exemplo nas lâmpadas, baterias, eletrodomésticos e material eletrónico; o maior interesse está no apetitoso negócio do lixo, que devia ser uma fonte de receitas das autarquias. E já agora, quando temos os edifícios públicos que não respeitam a eficiência energética e vemos rios de dinheiro a serem gastos em sistemas de climatização que não funcionam – algo vai mal neste país que mal aproveita o sol!
Depois, temos tido ministros do ambiente que são meros peões telecomandados pelo poder económico. O cultivo intensivo no Alentejo que esgota os recursos hídricos, associado ao risco ambiental pela transformação do bagaço, revela bem a falta de planeamento e cultura cívica dos responsáveis por este problema grave. O Tejo, também tem sido alvo de atentados perante a apatia dos nossos governantes e a arrogância de Espanha, onde o VOX, partido irmão do CHEGA pretende anexar Portugal a Espanha e talvez assim, calar de vez as queixas dos portugueses.
É urgente aplicar medidas sustentáveis a todos os níveis, em especial na aposta em mais e melhores transportes públicos em detrimento dos individuais. Os luxos são inimigos do ambiente. Os negacionistas estão a enganar as pessoas menos esclarecidas, com teorias falsas. Eles afirmam que as questões ambientais fazem parte dos ciclos da natureza e recusam, assim, reconhecer a porcaria que a humanidade está a produzir e varrem para debaixo do tapete os problemas que estamos a deixar para as futuras gerações.
Greta Thunberg mostra ao mundo a hipocrisia a que chegámos, quando abdica de si, para nos incentivar a lutar pelo planeta e pressionarmos os governantes irresponsáveis. Por isso, ela é amada pelos que admiram a sua coragem e odiada pelos que defendem a iniquidade. Mas, assistimos a mais um falhanço em Madrid na COP25, a comprometer a possibilidade de salvarmos o mundo condenado pelo capitalismo que só vê dinheiro.
A COP25 em Madrid foi mais do mesmo – a frustração de ver a solução a ser adiada! Muitas espécies correm perigo de extinção. Em Davos, Greta Thunberg foi aconselhada pelo inconsciente Secretário do Tesouro dos E.U.A. a estudar economia. Ora, o Nobel da economia, Joseph Stiglitz dirigiu críticas a Trump por ter apelidado os ambientalistas de “profetas da desgraça”. Paul Krugman, outro Nobel da economia, no artigo de opinião que escreveu este mês para o New York Times [1], explica que as pessoas bem informadas não aceitam as mentiras de Trump. E acaba por nos mostrar que as «forças poderosas da direita estão determinadas a manter-nos a caminho do inferno.»
Paulo Cardoso - Desabafos - Rádio Portalegre - 31-01-2020
Nota: Foto cedida por Rita São João, uma estudante ativista pelo ambiente.