13.7.17

NISA: Governo espanhol vai construir ponte entre Cedillo e Montalvão (2010)

O Governo espanhol vai construir uma ponte que ligará a povoação de Cedillo (Cáceres) à aldeia portuguesa de Montalvão, no concelho de Nisa (Portalegre), revelou hoje presidente da Junta de Freguesia de Montalvão, António Belo.
Em declarações à agência Lusa, o autarca adiantou que este investimento “vai ser iniciado dentro de um ano, ronda os 3,5 milhões de euros e constitui para a população de Montalvão uma grande notícia”.
Para António Belo esta ponte sobre o rio Tejo “vai trazer algum desenvolvimento” à aldeia que “deseja há muitos anos” uma ponte que faça a ligação entre os dois países.
O presidente da Junta de Freguesia de Montalvão explicou que o anúncio desta obra foi feito recentemente pelo presidente da Diputación de Cáceres, Juan Andrés Tovar.
Este investimento está inserido no programa Tejo Internacional, vai ser financiado por fundos europeus relacionados com os programas de cooperação fronteiriça (75 por cento), sendo o restante capital suportado pela Junta da Extremadura Espanhola e pelo organismo provincial de Cáceres.
“O investimento é todo dos espanhóis, nós aqui em Montalvão só temos que construir um acesso da aldeia à ponte”, sublinhou.
Esta obra, uma “velha” aspiração das populações de ambos os lados da fronteira, vai permitir que os habitantes se desloquem com mais facilidade num troço de apenas 15 quilómetros, contra os cerca de 150 quilómetros que são obrigados a fazer actualmente.
Há vários anos, a ligação entre os dois povos, faz-se apenas aos fins-de-semana pela ponte da barragem de Cedillo, nem sempre possível de transitar, uma vez que a empresa Iberdrola explora o aproveitamento hidroeléctrico e por vezes fecha aquele espaço para efectuar vários trabalhos.
De acordo com o presidente da Junta de Freguesia de Montalvão, as autoridades espanholas equacionam ainda a possibilidade de construir uma outra ponte, no sentido de unir aquela região de Espanha ao concelho de Vila Velha de Ródão (Castelo Branco).
“Se esse investimento surgir vai ser também bom para Montalvão. Nós estamos aqui num “beco sem saída” e esta ponte vai melhorar os acessos e dar “mais movimento” à localidade.
NOTA: A notícia sobre o anunciado compromisso por parte do governo espanhol, via Junta da Extremadura, de construção da ponte sobre o Sever foi retirada do Diário Digital Castelo Branco/Lusa, num dos dias de Dezembro de 2010. Já lá vão quase sete anos. Depois disso, a "dinâmica mente com corpo livre" da actual edil nisense bem se esforçou por nos garantir (e convencer o Vara, o socialista "obrero" do lado de lá) de que agora é que era, a ponte seria uma realidade em dois tempos.
Afinal, ficou tudo "em águas de bacalhau", de molho, em silêncio ou coma profundo. O senhor Vara, obrero, tem mais "obradouros" para onde se voltar e aplicar os seus investimentos eleitorais.
A ponte sobre o Sever pode ficar para as calendas, à espera, para justificar mais umas visitas a Madrid ou a Cáceres. O "beco com saída" quando a senhora Iberdrola deixa, vai continuar assim. Um escândalo, uma situação vergonhosa, que nenhuma razão democrática e de bom senso pode aceitar.
Mário Mendes