19.7.17

NISA: Postais do Concelho - Figuras Populares

É mais uma foto publicada no "Jornal de Nisa" (1ª série: Jan. 1998/Out. 2008) na secção ou rubrica "Postais do Concelho". É uma imagem "acrobática" de dois artistas da pintura de edifícios e da língua alegre e brejeira: os senhores Caetano São Pedro e Manuel do Benfica, ambos já falecidos. A foto prestou-se, aliás, para mais uma crónica "efémera" (de centenas que publiquei em mais de 40 anos) alertando para a necessidade de salvaguarda, preservação e classificação de alguns edifícios públicos e particulares (como este da imagem) de Nisa por constituírem exemplares únicos do património construído e de estilos arquitectónicos representativos de determinada época, mesmo "recauchutados" com elementos de outras épocas.
O edifício em questão, em cuja fachada foi implantado a entrada principal da capela do Senhor dos Aflitos, bem merece que assim seja preservada, devendo a Câmara garantir - mesmo tratando-se de edifício particular - todas as diligências no sentido da sua conservação e manutenção. 
Este edifício, como outros na Praça da República e noutros locais da vila ( e do concelho) merece que seja elaborado um regulamento municipal, que valorize e divulgue o património, sejam edifícios públicos ou privados. A Câmara não pode é ser ela a dar o pior exemplo, como é o caso da residência dos herdeiros do dr. José Fraústo Basso, tapada, escondida, apagada da paisagem, por um enorme tapume eleitoral, justamente do partido que lidera a autarquia. Fosse com outros e imagino o que seria a "onda de indignação" e revolta.
Mandar, quem se opõe a este estado de coisas, para o Tribunal Constitucional ou para a Comissão Nacional de Eleições é de quem ainda não percebeu que o direito, mais do que a imposição das leis - tantas delas anacrónicas- começa no bom senso...
E no bom gosto! Mas, aqui, nesta terra, dita "bordada de encantos", impera a "cultura pimba".
Mário Mendes