13.4.16

Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é assinalado em Amieira do Tejo

Para assinalar o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios a Câmara Municipal de Nisa e a Direcção Regional de Cultura do Alentejo promovem na próxima quarta feira, 20 de abril, em Amieira do Tejo, o workshop “Na Sombra da História” que ocorrerá na Capela de S. João Baptista, adossada ao Castelo.
Enquadrado no Programa de Sensibilização para a Educação Patrimonial 2016, o workshop será orientado por Ema Inácio, coordenadora do Projeto Terra.Corpo, no qual, a partir da sombra, nascem histórias que se vão contar com o corpo, resultando num teatro de sombras e na apresentação de um momento histórico relevante do monumento no qual decorre a atividade.
O “workshop” terá início às 14 horas e está direcionada para os alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, pelo que contará com a participação de uma turma do 1º Ano da Escola E.B 2/3 de Nisa. É apontado o objetivo de sensibilizar o público infanto-juvenil para a importância da preservação e valorização do património cultural edificado.
O Dia Internacional dos Monumentos e Sítios é celebrado a 18 de abril. Foi criado pela UNESCO há 14 anos num esforço de preservação da cultura e da história patrimonial. Através do património de uma nação é possível ficar a conhecer-se a história do seu povo.
O Município de Nisa participa nas comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios que a nível nacional será este ano assinalada entre 15 e 20 de abril com a realização atividades sob organização da Direção-Geral do Património Cultural.