17.4.16

Castro Verde quer reposição das freguesias que foram extintas

A Câmara Municipal de Castro Verde, reunida em sessão ordinária do dia 13 de abril de 2016, aprovou por unanimidade uma Moção onde defende a reposição das freguesias extintas "contra a vontade das populações e dos respetivos órgãos autárquicos".
Moção
- PELA REPOSIÇÃO DAS FREGUESIAS -
O processo de agregação/extinção de freguesias, concretizado com a Lei nº.11-A/2013, inseriu- -se num objetivo mais amplo de mutilação/liquidação do poder local democrático, conquistado com o 25 de Abril e consagrado na Constituição da República Portuguesa.
A pretexto do memorando de entendimento com a troika e da redução da despesa do Estado a extinção/agregação das freguesias - à semelhança do que sucedeu com outros serviços públicos - inseriu-se num processo mais amplo de reconfiguração do Estado, redução do número de trabalhadores, concentração e centralização de serviços. Tal medida significou a eliminação de milhares de eleitos autárquicos, mais afastamento entre eleitos e eleitores, maiores dificuldades na resposta aos problemas e anseios das populações, desvirtuamento do papel e função das freguesias na organização do poder local, entre outras perdas.
Ao contrário do que muitas vezes foi repetido, a reforma administrativa territorial autárquica não trouxe poupança ao Estado, resultando mesmo em muitas situações em encargos acrescidos para as freguesias.
A reforma administrativa imposta pelo governo, sem consideração da opinião das freguesias e das populações, em nada resolveu - antes agravou - os principais problemas com que se confrontam as freguesias.
Uma verdadeira reforma administrativa só pode ser concretizada com a real participação e envolvimento dos eleitos locais e das populações.
Assim a Câmara Municipal de Castro Verde, reunida a 13 de Abril de 2016, deliberou por unanimidade:
Reafirmar a exigência de reposição das freguesias extintas contra a vontade das populações e dos respetivos órgãos autárquicos (no caso concreto Castro Verde e Casével);
Apelar à intervenção dos Grupos Parlamentares da Assembleia da República no sentido de tomarem as medidas legislativas necessárias à reposição de freguesias e que todo o processo esteja concluído de forma a assegurar as eleições no ato eleitoral de 2017.
Paços do Município de Castro Verde, 13 de Abril de 2016.
O Presidente da Câmara,
- Francisco Duarte –
NOTA: A Câmara Municipal de Castro Verde, a exemplo do que já fizera, há uns meses, a de Arraiolos, aprovou, por unanimidade,  uma Moção que defende a "reposição das freguesias extintas contra a vontade das populações e dos respectivos órgãos autárquicos".
O simulacro de "reforma administrativa", a mando da troika e posto em prática pela nefasta coligação de direita PSD/CDS, tem aqui uma resposta adequada que devia ser seguida por outros municípios do país onde foram extintas, contra o parecer e a vontade dos órgãos eleitos e populações, inúmeras freguesias.
O Município de Nisa - pese embora a coligação PS/PSD que domina o executivo - devia atentar nestes exemplos e segui-los, exigindo do Governo a reposição das freguesias extintas no concelho.
Mário Mendes