19.4.16

Emcanto de Montalvão promove espectáculo de homenagem a António José Belo

 Montalvão, Casa do Povo, 23 abril 2016 - 15:30 h.
Tributo a António José Belo, seguido do espetáculo musical com o Orfeão Sol do Troviscal; Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e Grupo Coral EmCanto, de Montalvão.
Evocação de António José Belo
O Grupo Coral Emcanto promove no próximo sábado, um espectáculo de homenagem a António José Belo, falecido em 25 de Junho de 2002 com 90 anos.
António José Belo foi homenageado a título póstumo, numa iniciativa do Jornal de Nisa e da Associação Nisa Viva, que teve lugar na Biblioteca Municipal de Nisa e na qual o presidente da Junta de Freguesia de Montalvão, Francisco de Almeida (na altura, eleito pelo PS) se comprometeu a arranjar um espaço museológico para acolher e divulgar o valioso acervo artístico deste cidadão montalvanense. Promessa que, até hoje, continua por cumprir... Para saber mais sobre António José Belo clique em »» http://montalvaoemlinha.blogspot.pt/2012/07/poetas-da-freguesia-2.html

O que eu fui
Fui poeta e romancista
Fui artesão, fui pintor
Alguns tempos fui fadista
Também fui trabalhador
Levei a vida a cantar
Em festas e romarias,
Passava noites e dias
Às vezes sem descansar
São tempos para recordar
Enquanto um homem exista
Não há recinto nem pista
Que eu não dançasse o tango
Fui bailador de fandango
Fui poeta e romancista

Fui serrador de madeiras
Trabalho duro e pesado
Mas também cantava o fado
Em festas arraiais e feiras
Eu fazia brincadeiras
E obras de grande valor
Várias vezes fui autor
Fiz desenhos e pinturas
Fazia caricaturas
Fui artesão, fui pintor.

Quando era rapazola
São coisas para não esquecer
Eu aprendi a escrever
Sem nunca ter ido à Escola
Fui tocador de viola
Bandolim e guitarrista
Na qualidade de artista
Muitas coisas disse e fiz
Mas sempre me senti feliz
Nos tempos que fui fadista.

Enquanto Mundo for Mundo
E saibamos dividir
Dá para cantar e rir
O tempo chega para tudo
Fiz o trabalho mais rude
Fiz histórias, fui historiador
De folclore ensaiador
Para pazes, fiz uma ermida
Fiz tantas coisas na vida
Também fui trabalhador
Jornal de Nisa - 1ª série - Maio 2008