31.5.17

A Primavera na poesia popular de Nisa



Quando Chega a Primavera...
I
Quando chega a Primavera,
Com seu manto de quimera
De soberba feiticeira
E um vestido de mil cores,
Vem cobrir a terra inteira,
Sua imagem graciosa
Se retrata em cada rosa
A sorrir-me...
II
Quando uma manhã de Abril
Vem tocar o peitoril
Da já morta fantasia,
Meu pensamento esvoaça
E recorda a sua graça,
Uma lembrança sombria!
Cada gorjeio de andorinha
É uma fala só minha,
Que vem dela...
III
Mas quando o Sol já declina
E a beleza campesina
Deixa sebes e valados
E uma voz de cotovia
Já não canta todo o dia
Pela verdura dos prados,
Também morre na minha alma
A doce voz, que me acalma,
Porque é dela...
IV
Ao ver a terra despida
Entregar-se, adormecida,
Aos triunfos outonais
E ao calar-se o rouxinol,
De manhã ao pôr do sol,
Nos meandros dos choupais,
Só vejo a campa sagrada,
Onde dorme descuidada,
Quem eu amo!...
José Gomes Correia