Os burlões estão ainda a violar a correspondência e a mudar a entidade na referência de multibanco da fatura da eletricidade da EDP.
Há uma nova fraude que usa o nome da EDP Comercial para enganar clientes, levando-os a efetuar supostos pagamentos em falta. Os burlões enviam mensagens para os telemóveis das vítimas com uma referência multibanco. O aumento deste tipo de fraude foi confirmado pela própria empresa ao Correio da Manhã.
Na mensagem lê-se que o pagamento está em falta porque a “taxa de regularização” não foi debitada na fatura habitual. O esquema consegue “mascarar o nome de quem envia aquele SMS para, alegadamente, parecer da EDP”, explica fonte da empresa.
“A maioria destas referências pertencem a uma entidade que disponibiliza um serviço de criação de referências multibanco para qualquer pessoa ou empresa”, acrescenta a mesma fonte, citada pelo jornal.
Só no primeiro trimestre deste ano verificaram-se 160 casos por mês comunicados à elétrica e mais de 200 reclamações no Portal da Queixa. Segundo o Correio da Manhã, isto constitui um aumento de cerca de 20% face a dezembro do ano passado.
Os criminosos também estão a violar a correspondência do cliente e a substituir a entidade na referência de multibanco nas faturas em papel. Isto faz com que os clientes enviem a quantia da fatura da eletricidade ao burlão.
O pagamento por débito direto é uma solução para evitar este problema. Ainda assim, a EDP tem alertado os clientes para a fraude e avisado para que apresentem queixa na polícia.
ZAP //