No ano em que se assinala o 49º Aniversário do 25 de Abril de 1974, a Comissão Organizadora das Comemorações do 25 de Abril no distrito de Portalegre realizou na noite de 24 de Abril, esta segunda-feira, uma iniciativa onde se pretendeu recordar e festejar as conquistas da Revolução.
Realizada às 21h00 no espaço do Teatro do Convento, em Portalegre, a iniciativa começou com a declamação dos poemas «A Cor da Liberdade» de Jorge de Sena, recitado por Susana Teixeira e «Em Abril M Águas Mil» de Chullage, recitado por Raquel Salgueiro. De seguida, contou com a projecção do filme «25 de Abril – Uma Aventura para a Democracia» de Edgar Pera e, ainda, com uma sessão de conversa, com vários testemunhos de quem viveu na primeira pessoa a Revolução e de quem cresceu a ouvir falar dos tempos em que não existia Liberdade.
À meia-noite, a Liberdade saiu à rua e, na Praça da República, afixaram-se faixas alusivas ao 25 de Abril e cantou-se a Grândola com o entusiasmo e a emoção que lhe é inerente.
A iniciativa pretendeu ainda ser um espaço de convergência de várias instituições e democratas, tendo já em perspectiva as comemorações do 50º Aniversário da Revolução de Abril, que se vai assinalar no próximo ano.
A consciência de que os acontecimentos ocorridos a 25 de Abril de 1974 representaram uma Revolução nas várias esferas da vida dos portugueses e a convicção de que não podemos deixar de relembrar todos os motivos para celebrar e defender as conquistas e os valores de Abril, são os pilares das comemorações dos 50 anos da Revolução.
Viva o 25 de Abril!
Portalegre, 26 de Abril de 2023
A Comissão organizadora das Comemorações do 25 de Abril no distrito de Portalegre