31.10.22

HUMOR EM TEMPO DE CÓLERA

 

Lava chato - Cartoon de Henrique Monteiro in henricartoon.blogs.sapo.pt
NOTA: As porcentagens inscritas no mapa do Brasil referem-se aos resultados da primeira volta da eleição presidencial.

ARRAIOLOS: Feira do Tapete e Mostras Gastronómicas

 

PORTALEGRE assinala Dia Mundial do Enoturismo

Tendo em conta a importância do setor vitivinícola no nosso concelho e afirmando-se o Dia Mundial do Enoturismo como uma data de referência em Portalegre, o Município volta a organizar esta iniciativa, tendo como missão promover e divulgar os excelentes vinhos do Concelho nos Museus e Espaços Culturais de Portalegre.
O evento decorrerá no dia 13 de novembro, domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h00.

GAVIÃO: Ciclo de Cinema Português -| Dia Mundial do Cinema

 
📅 4,5 e 6 de novembro de 2022
📍Cine-Teatro Francisco Ventura


FRONTEIRA:Seminário assinala 10 anos da CPCJ

Dia 04 de Novembro a CPCJ de Fronteira comemora o seu 10º aniversário com um Seminário sobre um tema da atualidade: “Parentalidade Consciente / Prevenção de Burnout”!
Para comemorar o 10° Aniversário da CPCJ de Fronteira convidamos todos  a participar no seminário “Parentalidade Consciente / Prevenção de Burnout” 💛💙
Inscrição gratuita e obrigatória 
https://forms.gle/FecxTtu9wTHAcaZy8


30.10.22

SERPA promove a Festa do Cante de 28 de outubro a 27 de novembro em Serpa e Lisboa

 
De 28 de outubro a 27 de novembro realiza-se a Festa do Cante, em Serpa e Lisboa, destinada a comemorar a entrada do Cante na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco, divulgar o Cante e promover o convívio, a partilha e a troça de experiências entre cantadores e público. Todas as iniciativas são de entrada livre.
Com início já no próximo dia 28 de outubro, a primeira iniciativa a ter lugar será um espetáculo de apresentação do CD “Alentejo Ensemble”, do Rancho de Cantadores de Paris, que apresenta um conjunto de modas emblemáticas do Alentejo, mas com uma roupagem contemporânea. O disco apresenta várias correntes, desde o tradicional à capella, a novos arranjos para instrumentos elétricos, passando pelos grupos de jovens e de mulheres, tendo sido gravado por seis membros do Rancho, os quais Carlos Balbino, Cécile Lasserre, Claire Mathaut, Estela Basso, Karim Abdelaziz e Julia Alimasi.  O Rancho de Cantadores de Paris é o primeiro grupo multinacional de Cante, onde nenhum dos membros é alentejano e que integra apenas um português.
Esta apresentação contará com as participações do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e Os Alentejanos
Já no mês de novembro, a programação da Festa do Cante inclui duas apresentações de livros, o primeiro de Simão Miranda, dedicado ao Cante Alentejano, e o segundo de Dulce Simões, relativo a práticas culturais; uma exposição de fotografia; um concerto de apresentação do CD “Cantares do Alentejo”, obra do maestro e compositor Fernando C. Lapa para guitarras clássicas, pelo Bracara Augusta Guitar Trio. Em todas as freguesias do concelho de Serpa haverá muito Cante, pelos grupos corais do concelho. A rematar as comemorações irá realizar-se uma cerimónia oficial do VIII Aniversário da Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco.
A organização é da Câmara Municipal de Serpa e do Museu do Cante Alentejano, com o apoio da Casa do Alentejo em Lisboa e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.
Dia 28 de outubro, 19.00 horas
Cineteatro Municipal de Serpa
Espetáculo de apresentação do CD “Alentejo Ensemble”, do Rancho de Cantadores de Paris
Com as participações do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho de Cantadores de Aldeia Nova de São Bento, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa e Os Alentejanos
Dia 5 de novembro, 16.00 horas
Museu do Cante Alentejano, Serpa
Apresentação do livro “Pelos Trilhos do Cante”, de Simão Miranda, por Mariana Cristina Borralho.
Com as participações do Grupo Coral da Adega de Vidigueira, Cuba e Alvito e do Grupo Coral Os Alentejanos da Damaia
Dia 12 de novembro, 16.00 horas
Museu do Cante Alentejano, Serpa
Apresentação do livro “Práticas da Cultura na Raia do Baixo Alentejo, Utopias, Criatividade e Formas de Resistência”, de Dulce Simões, por Paulo Lima e pelo editor Fernando Mão de Ferro
Com a participação do Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho
Dia 18 de novembro, 17.30 horas
Museu do Cante Alentejano, Serpa
Inauguração da exposição de fotografia “Natureza Morta”, de J. M. Rodrigues
Dia 19 de novembro, 16.00 horas
Casa do Alentejo, Lisboa
Concerto de apresentação do CD “Cantares do Alentejo”, obra do maestro e compositor Fernando C. Lapa para guitarras clássicas, do projeto Cante Alentejano com Erudição, pelo Bracara Augusta Guitar Trio
Com a participação do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa
Dia 26 de novembro
Concelho de Serpa
Cante nas diversas localidades de Serpa, pelos grupos corais do concelho
Consultar programação própria
Dia 27 de novembro, 19.00 horas
Cineteatro Municipal, Serpa
Cerimónia Oficial do VIII Aniversário da Inscrição do Cante Alentejano na Lista Representativa do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO
Com as participações do Grupo Coral e Etnográfico da Casa do Povo de Serpa, Rancho Coral e Etnográfico de Vila Nova de São Bento, Grupo Coral Os Arraianos de Vila Verde de Ficalho, Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Vale de Vargo, Rancho Coral e Etnográfico Os Camponeses de Pias + Vitorino, Rancho Coral Feminino Papoilas do Enxoé, Grupo Coral Feminino Madrigal, Grupo Coral Feminino Flores do Chança, Grupo Coral Feminino As Ceifeiras de Pias + Ana Santos e Celina da Piedade, Grupo Coral e Etnográfico da Academia Sénior de Serpa + Grupo de Teatro (En)Cena

FINTA - Festival Internacional de Teatro ACERT

Comunicado de Imprensa
FINTA regressa em novembro à ACERT, numa edição com mais dias e mais espetáculos
O Festival Internacional de Teatro ACERT terá lugar de 8 a 12 de novembro, com 8 espetáculos, 1 exposição, 1 workshop e o lançamento de 2 novos cadernos de Teatro
O FINTA – Festival Internacional de Teatro da ACERT é o culminar da programação anual de teatro do Novo Ciclo ACERT e regressa, já em novembro, para a sua 28ª edição, com 5 dias de espetáculos - de terça a sábado - com um programa que combina oito espetáculos, uma exposição, um workshop e o lançamento de dois Cadernos de Teatro da ACERT.
O festival convoca o público para a celebração do Teatro, com uma programação diversificada, em que se destaca a qualidade de criações portuguesas e espanholas, celebrando não só teatro ibérico, mas também o teatro na sua transversalidade com outras disciplinas artísticas.
A abertura do festival será marcada pela apresentação de uma ópera de Donizetti, “Rita”, numa produção adaptada para português pela Versus e Duetos. Seguem-se dois espetáculos de texto “Kiki Van Bethoven” pelo Teatro Meridional e “Genoma B”, da companhia espanhola Albadulake, que nos traz uma adaptação contemporânea da peça “A casa de Bernarda Alba”, cruzando circo, dança e música.
As crianças e suas famílias serão convidadas para três espetáculos: “Laika”, vencedor de vários pré- mios, da companhia Xirriquiteula Teatre; “Una Niña”, da companhia La Rous Teatro, um espetáculo sem palavras que convoca o imaginário infantil que vive dentro dos adultos; e “Calma!”, do artista Guillem Álba, um espetáculo poético e divertido que, com muito clown à mistura, pede que deixemos a pressa de lado para viver.
Nesta edição serão retomados os cafés-teatro com os espetáculos “Carmen’s Stories” pelo Teatro dos Aloés, uma clown aficionada pelas personagens femininas Shakespearianas, e “Salto Vocale” do artista belga Bernard Massuir, que nos levará numa viagem sonora e repleta de humor.
Fora dos palcos, o FINTA propõe ainda a visita à exposição “De cena em cena”, de Marta Fernandes da Silva, constituída por peças soltas de vários espetáculos, nos quais a artista colaborou, e a participação no workshop construção de máscaras de esponja, orientado pela mesma artista, em que se explora e se constrói este objeto que é um símbolo do teatro e do trabalho de ator.
Também os “Cadernos de Teatro” regressam com a edição e lançamento de dois novos textos: “Augaciar”, de Carlos Santiago e José Rui Martins, 1999, e “Cadeiras”, de Pompeu José a partir da obra de António Lobo Antunes, 2000, tornam-se agora acessíveis a todos os leitores que os queiram encontrar e tornam-se igualmente disponíveis para grupos, companhias e associações que lhes queiram dar a oportunidade de novos partos, que o mesmo é dizer, a aventura de novas encenações num tempo muito diferente do que o que os viu nascer.
Anualmente, a ACERT procura que o FINTA seja um momento único de encontro e partilha entre criadores e público, com espetáculos e atividades para todas as idades, e com a vontade de estar próximos da comunidade, lançando mais uma vez o repto para que todos façam parte desta grande festa do teatro.
Os bilhetes para os espetáculos estão disponíveis na bilheteira física da ACERT mas também online em acert.bol.pt. Tal como já aconteceu em edições anteriores, estará disponível um bilhete geral que permitirá assistir a todos os espetáculos.
Tondela, 27 de Outubro de 2022

MONTALEGRE gastou 7,6 milhões em 61 contratos com familiares do autarca

 
A maioria dos contratos foi assinada pelo vice-presidente, mas a PJ descobriu provas de que havia um conluio entre a autarquia e os empresários através de escutas telefónicas.
Nos últimos oito anos, a Câmara Municipal de Montalegre gastou 7,6 milhões de euros em 61 contratos com duas empresas do setor da construção civil onde os sócios são familiares de Orlando Alves, autarca socialista que entretanto renunciou ao cargo após ter sido detido pela Polícia Judiciária.
Entre Janeiro de 2014 e 2022, a autarquia assinou 49 contratos com a empresa Gafaestruturas, que tem como sócio Edgar Alves, irmão do presidente. O valor total ultrapassa os 4,6 milhões de euros, escreve o Público.
A Paula Cunha, Fábio & Ana, uma sociedade que tem como sócios a cunhada de Orlando Alves e dois sobrinhos, também assinou 12 contratos com esta empresa, num valor de mais de três milhões de euros. Já a Altura Dinâmica foi contratada 42 vezes desde 2014, com um custo de 8,5 milhões de euros.
A autarquia já celebrava estes contratos pelo menos desde 2010, antes de Orlando Alves assumir a presidência em 2013. Nesta altura, o presidente detinha outros cargos dentro da Câmara Municipal.
O vice-presidente foi quem assinou a maioria dos contratos, dado que Orlando Alves se declarava impedido devido aos laços familiares com os titulares das empresas. No entanto, a Judiciária descobriu provas de que haveria um cartel entre a autarquia e os empresários através de escutas telefónicas.
Em causa estão suspeitas de crimes de associação criminosa, prevaricação, recebimento indevido de vantagem, falsificação de documentos, abuso de poder e participação económica em negócio.
Esta quinta-feira, Orlando Alves foi detido, assim como o seu vice-presidente, David Teixeira, e o chefe de divisão responsável pelas obras municipais. A renúncia de Orlando Alves terá como objetivo travar a prisão preventiva ao tirar um argumento ao Ministério Público, o perigo de continuação de atividade criminosa.
ZAP -29 OUTUBRO, 2022 


ÉVORA: A Meia de Évora já tem inscrições disponíveis!

Meia maratona, corrida de 10 km ou caminhada de 5km, qual será o seu desafio?
Não perca oportunidade e participe 😉
Inscrições Abertas | https://meiadeevora.pt/

HUMOR EM TEMPO DE CÓLERA


Enquanto vai e vem - Cartoon de Henrique Monteiro in https://henricartoon.blogs.sapo.pt

VILA VIÇOSA: Concerto da Banda da Força Aérea

O Estado-Maior-General das Forças Armadas realiza, no próximo dia 5 de novembro, um concerto comemorativo de Evocação do Condestável Nuno Álvares Pereira, São Nuno de Santa Maria, pela Banda da Força Aérea, na Igreja dos Agostinhos, em Vila Viçosa, às 21h30. 
O concerto será aberto ao público, mediante levantamento de bilhete na Junta de Freguesia de N. Sra. da Conceição e S. Bartolomeu, nos dias 2, 3 e 4 de novembro, entre as 09h30 e as 12h30. 
O levantamento dos bilhetes é limitado ao número de lugares disponíveis.

29.10.22

MARVÃO: 20 anos do Fórum Marvão

A Assembleia Municipal assinala, dia 5 de novembro, a partir das 10h00, no Centro Cultural de Marvão, os “20 Anos do Fórum Marvão”, com um programa subordinado ao tema “Olhar o futuro sobre os ativos do território”.
👉 Formulário de inscrição disponível em:
https://forms.gle/PiLXswFeJACT3feK9


SOUSEL: SEMINÁRIO "Turismo Religioso e de Peregrinação"

Inserido no 2º Transalentejo Walking Festival
Inclui visita guiada ao Museu dos Cristos para os inscritos
🕤 9h30
📆 3 de novembro
📍 Auditório da Biblioteca Municipal | Sousel
Inscrições em http://www.portugalwalkingfestival.com/.../transalentejo2...


MARVÃO: XXXVIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha de Marvão

 
🎼 Palco do Largo do Terreiro
👉 Dia 12 de novembro (sábado)
15h00 - Quim Roscas & Zeca Estacionâncio 
17h00 - Os Sabugueiros 
👉 Dia 13 de novembro (domingo)
15h00 - Belito Campos 
17h00 - Cant’Areias 


AVIS: Município voltou a ser distinguido com o Galardão ECO XXI

 
O Município de Avis recebeu ontem, numa cerimónia que se realizou no Centro Cultural de Ermesinde, a Bandeira Verde, a Medalha e o Diploma de participação na edição de 2022 do programa ECO XXI, promovido pela ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa como forma de reconhecimento das boas práticas de desenvolvimento sustentável.
Dos 59 municípios candidatos, 54 receberam a Bandeira Verde ECO XXI, tendo Avis registado, em 2022, a melhor classificação (71,2%) desde 2008, ano em que o Município começou a participar neste programa, o que reflete o empenho em aperfeiçoar os seus parâmetros, dinamizando uma melhoria no bem-estar e qualidade de vida da população concelhia.
O programa ECO XXI visa identificar e reconhecer as boas práticas de sustentabilidade em termos de educação no sentido de sustentabilidade e qualidade ambiental, ao nível dos municípios, valorizando um conjunto de aspetos que assentam em 21 indicadores como educação ambiental, energia, água, ar, conservação da natureza, instituições, sociedade civil, turismo sustentável, ordenamento do território, entre outros.   
O Município de Avis obteve a pontuação mais elevada no indicador referente à Promoção da Educação Ambiental, onde se integra o trabalho desenvolvido com os alunos do Agrupamento de Escolas de Avis através do programa Eco-Escolas, das atividades de educação ambiental no âmbito do Biblioférias ou do AnimaSénior ou as caminhadas realizadas ao longo de todo o ano e que pretendem dar a conhecer a riqueza natural do Concelho e sensibilizar para a importância da sua preservação. Também o indicador relativo ao Turismo Sustentável obteve uma pontuação elevada, fruto do trabalho desenvolvido ao nível da promoção e preservação dos produtos locais através de eventos como o Avis tem Sabor, entre outros. De destacar ainda a pontuação relativa à Qualidade do Ar e Informação ao Público, que se concretizou em ações como a renovação da frota automóvel municipal; a conclusão da construção do Corredor Ciclável e Pedonal que incentiva a mobilidade sustentável; ou a substituição da luminária pública por LED.

28.10.22

Teatro Nacional D. Maria II acolhe conferência internacional da ETC

Este ano, o Teatro Nacional D. Maria II acolhe e é parceiro na concretização de uma das conferências internacionais da ETC – European Theatre Convention, a maior rede de teatros públicos na Europa, que conta com mais de 54 membros, espalhados por 30 países. Ao longo de 5 dias, um programa de pensamento reúne personalidades de diferentes quadrantes do panorama artístico europeu.
De 2 a 6 de novembro, sob o tema Care – We now know that caring for each other is more important than ever [Cuidar – Sabemos que cuidar uns dos outros nunca foi tão importante], o D. Maria II é palco de diversos debates, conferências, atividades e espetáculos.
No rescaldo de uma pandemia global, o programa CARE abrange temas como os cuidados exigidos a instituições nacionais e internacionais, tomando em conta o esforço e os avanços que Portugal tem feito no sentido de tornar o trabalho no setor cultural mais estável e de oferecer um maior apoio financeiro e legal aos artistas; propõe refletir sobre como o cuidado se pode estender a outras áreas, como a ambiental; equaciona a necessidade de criação de estruturas que apoiem os teatros a continuar a trabalhar áreas como acessibilidade e a serem relevantes.
Esta edição da ETC é influenciada por pensadores feministas como bell hooks e Audre Lorde, explorando a ética do cuidado. Num diálogo plural, que reflete o mosaico humano que compõe a ETC – European Theatre Convention e a sociedade europeia, farão parte da discussão artistas, criadores, pensadores, professores, dirigentes de instituições. 
A conferência contará com a participação de diversos oradores. Entre eles estão nomes como Heidi Wiley, Diretora Executiva da ETC; Serge Rangoni, Diretor Geral e Diretor Artístico do Théâtre de Liège e Presidente do Conselho de Administração da ETC; Pedro Penim, Diretor Artístico do Teatro Nacional D. Maria II, entre outros.
O Teatro Nacional D. Maria II integra, desde 2019, a ETC – European Theatre Convention.

ALTER DO CHÃO: Exposição de Fotografia de Artur Pastor

1922-2022 | CENTENÁRIO DO SEU NASCIMENTO
A exposição Artur Pastor 1922-2022, nascido em Alter do Chão a 1 de maio de 1922, resulta de uma parceria entre o Município de Alter do Chão e o Arquivo Municipal Fotográfico do Município de Lisboa com o apoio do Rancho Folclórico “As Ceifeiras”, no âmbito das comemorações do centésimo aniversário do seu nascimento.
Este trabalho fotográfico abarca um período que vai desde os anos 40 até aos anos 70 do século XX e conta com 47 fotografias originais de sua autoria, de onde emerge as atividades agrícolas, os ofícios, as pessoas, a paisagem rural alentejana e alguns utensílios agrícolas de época.
A exposição estará patente de 5 de novembro de 2022 a 22 de janeiro de 2023 e pode ser visitada diariamente das 10H00 às 12H30 e das 14H00 às 16H30, exceto segundas e feriados.

ODEMIRA: Concerto de encerramento do projecto Sonotomia: Outrenoir V [Água da Vida]

 
O Festival Terras sem Sombra acolhe em Odemira, sessão de encerramento do projecto europeu Sonotomia, iniciativa sob a égide do programa Europa Criativa, da União Europeia. Estreia mundial da peça Outrenoir V [Água da Vida], da compositora Jamie Man, com a participação da soprano Inês Simões e o desenho sonoro de Marijn Cinjee. Presença do compositor e inventor Paul Oomen, figura cimeira na investigação e desenvolvimento de tecnologias de áudio espacial e ambientes sonoros imersivos. É a primeira vez que se apresenta em Portugal o inovador Spatial Sound System, desenvolvido no âmbito do projecto.

27.10.22

ALPALHÃO: 1º Torneio de Malha do Grupo Ciclo Alpalhoense

 

CASTELO DE VIDE: "Bach Consort Wien” com a “Arte da Fuga”

 
Concerto ao final deste Domingo (18 horas) na Igreja do Convento de S. Francisco
O "Bach Consort Wien” apresenta no próximo Domingo em Castelo de Vide a “Arte da Fuga” (Die Kunst der Fuge, em alemão), BWV 1080, da autoria de Johann Sebastian Bach. 
O concerto terá lugar pelas 18 horas no Centro de Arte e Cultura da Fundação Nossa Senhora da Esperança, com entrada livre mas com reservas aconselhadas através do e-mail <mleodolter.associacao@gmail.com> ou diretamente no Posto de Turismo.
A Arte da Fuga inscreve-se entre os expoentes maiores da música europeia e é provavelmente a mais famosa e ao mesmo tempo a mais rara obra de J.S. Bach a ser executada ao vivo.
Johann Sebastian Bach compôs A Arte da Fuga entre 1742 e 1750 . A obra foi publicada depois de sua morte em 1750, contendo na versão final 14 fugas e quatro cânones.
Na instrumentação com violinos, viola, violoncelo e cravo, os músicos dão vida ao legado de J.S.Bach apresentando o tema artisticamente variado e os complexos contrapontos num espectro colorido de gestos e emoções musicais.
Fundado em 1999, o Bach Consort Wien sob a direção de Rubén Dubrovsky tornou-se num dos mais importantes conjuntos barrocos austríacos, com projeção internacional. São intérpretes as artistas consagradas Agnes Stradner (violino), Anna Morgoulets (violino), Hana Hobiger (viola), Katarzyna Maria Cichon (violoncelo) e Sonja Leipold (cravo).
A Arte da Fuga Bach Consort Wien em Castelo de Vide, é uma produção conjunta da Camara Municipal de Castelo de Vide e da Associação Michael Leodolter que conta também com os apoios da Bach Consort Wien que oferece o concerto, do CAC da Fundação Nossa Senhora da Esperança, da MAAC – Música Antiga Associação Cultural Planifica.

26 de outubro é Dia Mundial da AMILOIDOSE

A ADIC alerta: só através do diagnóstico precoce poderemos controlar a doença
Rara mas particularmente grave – uma vez diagnosticada, apresenta uma esperança média de vida de três anos e meio –  a Miocardiopatia Amiloide por Transtirretina (ATTR-CM) pode confundir-se com outras patologias cardíacas e é causa de insuficiência cardíaca. Para assinalar o Dia Mundial da Amiloidose, celebrado a 26 de outubro, a Associação de Apoio aos Doentes com Insuficiência Cardíaca (AADIC) deixa o alerta – quanto mais cedo for identificada, melhores serão as hipóteses de uma sobrevida com qualidade. O diagnóstico precoce e a terapêutica adequada são fundamentais para uma boa gestão da doença.
Pelo prognóstico e pelas estimativas de esperança média de vida, passar a viver com um diagnóstico de ATTR-CM será sempre um processo complicado. Para assinalar o Dia Mundial da Amiloidose, reforçamos a importância do diagnóstico precoce de doenças como a ATTR-CM (Miocardiopatia Amiloide por Transtirretina). Detetar e identificar a doença numa fase inicial permitir-nos-á fazer uma melhor gestão da doença, adotar a terapêutica mais adequada e assegurar a qualidade da sobrevida.  
Apesar de ser rara, a ATTR-CM é uma doença muito grave. A partir de determinada idade, devemos estar particularmente atentos a sinais e sintomas, e garantir que cumprimos escrupulosamente o calendário clínico e as consultas médicas.  Só assim poderemos detetar esta e outras doenças, e avançar imediatamente para a sua gestão.
Neste dia Mundial da Amiloidose lembramos, também, que é possível conviver com qualidade, com esta doença. O recurso ao apoio dos pares e dos profissionais de saúde pode revelar-se fundamental para a controlar. A partilha de conhecimento, de experiências e a relação com quem se especializou na área ou se encontra numa situação semelhante são, na esmagadora maioria dos casos, um importante pilar na gestão do quotidiano do doente. Não se isole.
O que é a ATTR-CM?
A Miocardiopatia Amiloide por Transtirretina (ATTR-CM) é considerada uma doença rara, mas potencialmente fatal: estima-se que depois de diagnosticada, o paciente possa ter uma sobrevida  de apenas três anos e meio. No entanto, tudo dependerá do estadio da doença e das opções de tratamento.
A doença surge na sequência da acumulação de proteínas desnaturadas no coração e no organismo e divide-se em dois tipos: wild type (também conhecida como Amiloidose Cardíaca Senil) e hereditária. No caso da wild type, a doença é idiopática, ou seja, a sua causa é desconhecida. É especialmente incidente entre os homens caucasianos, sobretudo entre os que sofrem de insuficiência cardíaca ou de arritmias como a fibrilhação auricular, ou que apresentam um histórico de síndrome do túnel cárpico bilateral. Tendencialmente, começa a manifestar-se a partir dos 60 anos.
Já os sintomas da ATTR-CM hereditária, têm tendência a começar um pouco mais cedo, geralmente entre os 50 e os 60 anos. Tem a mesma incidência em pessoas do sexo masculino ou feminino e está associada a insuficiência cardíaca, sintomas neurológicos (periférico e autónomo) e/ou gastrointestinais, e a história clínica de síndrome do túnel cárpico bilateral.
Sinais de que pode sofrer de ATTR-CM
Porque afeta o coração, a ATTR-CM apresenta, na maioria dos casos, sintomas e sinais de insuficiência cardíaca. Cansaço extremo, dificuldade em respirar, taquicardia constante, inchaço nas pernas ou no abdómen, aumento da frequência e necessidade de urinar à noite, tonturas, desmaios ou aumento de peso, são bastante comuns neste quadro. Podem também surgir outros sintomas causados pelo depósito de fibras amiloides no corpo, como é o caso de problemas oculares (ex: Glaucoma), rotura do tendão bícipe sem que tenha havido trauma, problemas gastrointestinais (ex: diarreia, obstipação, náuseas ou saciedade precoce), necessidade de substituição da articulação da anca e/ou joelho, síndrome do canal cárpico bilateral (dormência, formigueiro e dor nos dedos), estenose da coluna lombar (dor ou dormência na parte inferior das costas e nas pernas devido a estreitamento do canal vertebral), neuropatia periférica (sensação diminuída ou de formigueiro ou dor nos pés ou dedos dos pés) ou arritmia.
Como se chega ao diagnóstico?
O diagnóstico de ATTR-CM pode ser suspeitado pela clínica (sintomas e sinais) e perante certos achados no electrocardiograma (ECG), ecocardiograma, ou ressonância magnética (RM) cardíaca; e pode ser confirmado pelo recurso a cintigrafia óssea [a qual pode confirmar a presença da proteína transtirretina (TTR) no coração]. O teste genético é fundamental para definir se a origem é hereditária ou não. Análises  de sangue e urina serão importantes durante a avaliação do doente pois permitirão também excluir outras causas de amiloidose. Por fim não podemos esquecer que pode ser necessária a realização de biópsia para confirmar a presença de substância amilóide no coração. A maioria destes exames (nomeadamente ECG, ecocardiograma, cintigrafia óssea DPD e análises ao sangue e urina para excluir outras formas de amiloidose, nomeadamente amiloidose a cadeias leves)  podem ser prescritos pelo médico de família e podem confirmar uma suspeita diagnóstica de ATTR-CM. No entanto, se os testes forem negativos e a suspeita clínica permanecer, o doente deve ser encaminhado para um Centro de Referência da doença, bem como em caso de se confirmar o diagnóstico.


26.10.22

ALPALHÃO: Magusto da AJAL no dia 13 de Novembro

 
E porque nós não paramos.... 🫣🫣
Estamos já a preparar o nosso proximo evento ☺️☺️
Dia 13 de Novembro venha ter connosco e passe uma tarde super animada 🌰🍺
No dia 13 de novembro todos os caminhos vão dar a Alpalhão e juntos vamos ajudar a associação Ajal Alpalhão

DESPORTO: Villa desiste e deixa Distrital só com cinco equipas

O Villa Athletic Club “desistiu oficialmente de participar nas competições distritais” da Associação de Futebol (AF) de Portalegre, no passado dia 23, segundo divulga o órgão associativo do distrito em comunicado oficial desta terça-feira, dia 25.
O Villa desistiu dos quatro escalões em que se inscrevera: seniores de futebol de 11, juniores de futebol de 11, juvenis de futebol de 11 e benjamins (sub-11) de futebol de 7.
No que respeita às provas de seniores, o distrito de Portalegre passou a ter cinco equipas: “O Elvas”, Mosteirense, Eléctrico, Gafetense e Gavionenses. O campeão distrital vai ser apurado numa prova que começa a 6 de novembro e em que cada equipa faz oito jogos: quatro em casa e quatro fora.
A Taça da AF de Portalegre começa a 20 de novembro e tem uma fase de grupos com cinco equipas, para apurar as quatro que disputam as meias-finais, de acesso à final da prova.

25.10.22

PERAIS (Vila Velha de Ródão): Caminhada de Outono


 

NISA: Baja Portalegre 500 -Zona Esectáculo ZE 5 junto ao campo de futebol D. Maria Gabriela Vieira

 

PCP alerta: Águas do Alto Alentejo devem devolver o IVA cobrado indevidamente

 
O PCP exige que seja devolvido o valor do IVA ilegalmente cobrado aos seus clientes no serviço de Saneamento pela Empresa Intermunicipal Águas do Alto Alentejo (AAA).
O Parecer da Autoridade Tributária e Aduaneira é claro quanto ao regime que se aplica à situação dos dez Municípios agregados no distrito de Portalegre que ao criarem uma empresa do tipo municipal, têm o mesmo regime de IVA dos sistemas municipais, não devendo por isso liquidar IVA. Estranhamente a empresa faz uma interpretação errada da instrução vinculativa da Autoridade Tributária. Confunde delegação de competências com concessão. Dito de outra forma, lê de acordo com os seus interesses e não de acordo com o interesse dos consumidores. 
Confirmando as críticas que desde sempre o PCP fez a este processo, o início do funcionamento deste sistema revela uma grande trapalhada, falta de bom senso, e até de capacidade para resolver os problemas. 
Acrescentar ainda que, ao contrário do que foi afirmado em comunicado das Águas do Alto Alentejo, a água mais barata do distrito de Portalegre é a dos concelhos de Avis e de Monforte, que não aceitaram agregar-se à empresa.
Ao mesmo tempo que reclama a devolução do IVA indevidamente cobrado, reafirmamos a nossa opinião de que este não é o caminho para resolver os problemas da gestão das águas e do saneamento. O caminho certo é manter a competência e a responsabilidade na esfera de cada município.
Portalegre, 19 de Outubro de 2022
O Secretariado da DORPOR do PCP

MARVÃO: Workshop “Arqueologia de Proximidade”

 
👉 Capacitação/formação de técnicos para arqueologia de salvaguarda em centros históricos
A Associação Ibérica para a Preservação do Património (AIPP) promove, dia 28 de outubro, entre as 9h30 e as 12h30, no Centro de Inovação Turística do Tejo Internacional (CITTI), na Fronteira de Marvão, o Workshop “Arqueologia de Proximidade”.
Uma formação direcionada para a legislação e esclarecimento de dúvidas acerca do património, da recuperação dos centros históricos e função do arqueólogo e das entidades tutelares.
O principal objetivo deste workshop é esclarecer e desmistificar todos os procedimentos inerentes à arqueologia de salvaguarda e à função do arqueólogo como agente do património, junto dos técnicos e empresas de reabilitação urbana.
👉 Inscrições:
silviaricardo@ibericapreservacaopatrimonio.org
👉 Número máximo de inscrições: 12
Valor: 20€ para não sócios; gratuito para sócios (com quotas em dia).


24.10.22

NISA: Magusto na União de Freguesias

 

SOLIDARIEDADE: 16 dadores de sangue em Vale de Cavalos



A pouco e pouco vamo-nos aproximando do final da programação 2022 da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP.
Numa pitoresca localidade, do concelho de Portalegre e da freguesia de Alegrete, foi levada a efeito mais uma brigada da ADBSP em articulação com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA. A sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos abriu as suas portas a 16 voluntários, dos quais três mulheres.
Depois de avaliados, todos puderam concretizar a dádiva, pelo que somaram 16 as unidades de sangue total angariadas desta feita.
O Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos apoiou a realização do almoço convívio, servido na sua morada.
Crato e Santo António das Areias
Temos encontro marcado no centro de saúde do Crato a 19 de novembro. E depois, a 26 de novembro, estaremos na Casa do Povo de Santo António das Areias (Marvão). Sábados das 09:00 h às 13:00 horas, aproximadamente, decorrem as nossas colheitas. Esperamos por vós! E vão sempre entrando em: https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ 
JR

MARVÃO: XXXVIII Festa do Castanheiro - Feira da Castanha

 
🗓 12 e 13 de novembro
👉 Marvão 
✔️ Magustos
✔️ Mercado de produtos locais
✔️ Artesanato
✔️ Tasquinhas 
✔️ Animação 

OPINIÃO: A passividade dos cidadãos que apenas olham para o umbigo

 
No início desta semana tivemos o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza (17/outubro)”. Portugal é o oitavo país da Europa com maior risco de pobreza ou exclusão social e o 13.º mais pobre da União Europeia. Esta situação tem se agravado e não temos perspetivas de a inverter. Mais de quatro milhões de portugueses seriam pobres sem a ajuda do Estado.
Podem dizer o que quiserem, mas continuamos com políticas de empobrecimento e Portugal é o país onde a pobreza cresceu mais, em muito devido à pandemia. Agora com os efeitos da guerra, espera-se um tsunami de pobreza, quando Portugal já é o segundo país com mais pessoas a viver em más condições materiais. A solução não pode estar na “caridadezinha”.
Enquanto alguns têm reformas milionárias, cerca de “72% dos pensionistas de velhice e 87% dos pensionistas de invalidez viviam com menos de 665 euros mensais, o valor do salário mínimo em 2021”, segundo a Pordata. Depois ainda temos de assistir a manobras enganosas por parte do Governo a deixar os pensionistas ainda mais pobres, quando afinal era possível melhorar a sua situação. Ao contrário, ainda são assaltados pelo governo de António Costa.
Segundo o Observatório do Emprego Jovem, 35,5% dos jovens licenciados, auferem o salário mínimo. Este dado preocupante soma-se à precariedade, às condições difíceis em que se confrontam para organizar as suas vidas, a começar pelo acesso à habitação, onde Portugal, também está mal colocado. E depois, os opinantes do sistema, queixam-se da falta de natalidade. 
Temos um Orçamento de Estado com aprovação garantida, via opção do eleitorado que deu uma maioria absoluta ao PS. Como já se previa, quem trabalha e quem trabalhou, vai perder poder de compra, enquanto assistimos a borlas fiscais e contributivas para os grandes grupos económico-financeiros. Enganam-nos aqueles, em especial os liberais, que defendem esta fórmula para o crescimento da economia.
Bem sabemos das dificuldades do país e dos esforços que temos de fazer para remediar as políticas erradas, que sempre nos impuseram; mas não é aceitável que se distorça os números para justificar mais um roubo aos pensionistas, com aumentos abaixo da inflação. O discurso da troika continua, agora sob a batuta do PS que apostou na perda do poder de compra a favor do capitalismo.
Não passou despercebido o apoio de Marques Mendes ao governo PS, pois reconheceu as benesses em IRC às grandes empresas e este comentador do sistema que sempre defendeu, está pouco preocupado com a desvalorização de salários, enquanto a taxação dos lucros excessivos continua na gaveta onde o “socialismo” ficou engavetado há décadas.
Continua a política de cortes de salários e o engordar de mordomias e de fechar os olhos às fugas aos impostos. Acresce a incapacidade de controlar os abusos, a especulação, preços e lucros excessivos das energias, ou seja, a selvajaria do mercado. Já agora, porque se fala do mercado regulado, então, o melhor é dizer que o mercado livre é desregulado.
As pessoas assistem ao aumento dos preços dos bens alimentares e das energias; estão cada vez mais endividadas e a pagarem mais devido à subida dos juros. E enquanto as pessoas sentem mais dificuldades para comprar alimentos, as margens de lucro das maiores companhias de distribuição aumentam de forma inadmissível, fruto da especulação.
O PS bem pode argumentar que é obrigado a seguir as políticas de direita da União Europeia, mas não é sério, quando no próprio Parlamento Europeu se junta ao PSD e CDS para chumbar propostas que respondem à crise energética, que impõem condições às grandes empresas que recebam apoios públicos. Não é difícil adivinhar que se o IL e o Chega, tivessem eurodeputados, estes também alinhariam com o PS, PSD e CDS contra o interesse das populações.
Perante uma instabilidade que é mundial, os franceses já estão a agitar a sua indignação contra o aumento do custo de vida e a falta de atenção para com as alterações climáticas. Exigem o salário mínimo de 1600€, políticas efetivas de defesa do ambiente e a reposição do imposto sobre as grandes fortunas que a extrema-direita de Marine Le Pen ajudou a chumbar.Assim sendo é importante fazermos escolhas certas e optar por quem defende as pessoas e o planeta e não escolher quem comprovadamente defende os interesses do lucro e da exploração. Estamos perante uma crise mundial a vários níveis e não se avistam soluções, mas a maior crise é a passividade dos cidadãos que apenas olham para o umbigo.
Paulo Cardoso - in Programa "Desabafos"- Rádio Portalegre - 21/10/2022

ÉVORA: Dançando com a diferença: o que existe para além do horizonte?

 
Introdução Dança Inclusiva, com Henrique Amoedo
Para além do horizonte dos palcos há uma realidade invisível, mas muito importante em todo o processo de trabalho desta companhia de Dança Inclusiva dirigida por Henrique Amoedo.
Neste workshop pretende-se dar a conhecer, através da evolução do repertório da companhia, todo o processo de bastidor que acompanha o crescimento individual de todos os que são atingidos pelo efeito cascata (ripple effect) das suas ações que passam pela transformação individual dos seus bailarinos,
familiares, amigos e, num último momento, do meio social envolvente.
Autoestima, Autonomia e Autorrepresentação são três “As” por onde tudo se inicia.
Site: http://facebook.com/cendrev.teatro/
Organização: Cendrev
Apoios: Câmara Municipal
Observações: Estrutura pertencente à Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses
Media Partners: Diário do Sul e Telefonia do Alentejo
27 outubro 2022 
Horário: 18h às 20h
Teatro Garcia de Resende | Praça Joaquim António Aguiar, Évora
entrada: 5€

23.10.22

PORTALEGRE: Curso sobre "História, Civilização, Cultura e Arte"

A partir do próximo dia 25 de Outubro decorre na Biblioteca Municipal de Portalegre um curso sobre "História, Civilização, Cultura e Arte".
Esta formação está a cargo do professor José Joaquim Tonilhas Carmona Ribeiro e tem lugar todas as terças-feiras às 15 horas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas para o telefone 245 307 520.

AVIS recebe sessão pública sobre "A transformação da paisagem no Alentejo"

No próximo dia 28 de outubro, pelas 18h00, realiza-se na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, uma sessão pública sobre “A transformação da paisagem no Alentejo”. Esta mesa redonda vai contar com a participação de Teresa Pinto Correia, investigadora do MED, Paula Serra, geógrafa, Samuel Melro, arqueólogo, e Noel Moreira, geólogo.
A sessão é organizada pelo Município de Avis e pela Direção-Regional de Cultura do Alentejo, na sequência da exposição de fotografia de José M. Rodrigues “Natureza Morta, patente na Biblioteca Municipal José Saramago até ao final de outubro.

ELVAS: Recuperação de Coruja do Mato

O Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Elvas, no dia 19 de outubro, recuperou uma Coruja do Mato, Strix aluco, na localidade de Terrugem, em Elvas.
No decorrer de um alerta de um cidadão de que se encontrava uma ave com uma asa ferida num espaço rural, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde recuperaram uma coruja do mato.
No seguimento da ação, a ave foi transportada e entregue no Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas de Portalegre, para monitorização e recuperação do seu estado de saúde e posterior devolução ao seu habitat natural.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

Sociedade Portuguesa de Senologia aborda cancro da mama em idades extremas

Nos próximos dias 28 e 29 de outubro, a Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) realiza as XIX Jornadas de Senologia, no Centro de Congressos do Estoril. “Cancro da mama em idades extremas” é o mote da edição deste ano, justificado pelo aumento do número de casos de cancro da mama em jovens abaixo dos 40 anos e mulheres acima dos 70 anos.
De acordo com José Carlos Marques, Presidente da SPS, “trata-se de uma percentagem bastante representativa de novos casos diagnosticados de cancro da mama em Portugal, que coincide precisamente com os grupos de idades que, muitas vezes, estão fora do âmbito dos programas nacionais de rastreio”.
Estas Jornadas serão compostas por oito sessões multidisciplinares, três simpósios e três Meet the Expert, durante as quais serão debatidas várias questões na área da patologia mamária, nas faixas etárias abaixo dos 40 e acima dos 70 anos, desde o diagnóstico ao tratamento, passando pela investigação.
Evolução do cancro da mama em idades extremas; Mudar mentalidades para diminuir incidência; Cancro hereditário - a idade conta?; Desafios e oportunidades no diagnóstico precoce e Tratamento individualizado na jovem: o que pode ser diferente? são as sessões que marcam o primeiro dia das jornadas.
Já no segundo dia, estarão em foco temas como Tratamento de acordo com a avaliação geriátrica - discussão multidisciplinar baseada em casos clínicos; Suporte e (re)habilitação dos sobreviventes e Cancro da mama em Portugal, indicadores de qualidade.
Durante as Jornadas de Senologia serão apresentados trabalhos científicos originais e inovadores, culminando na distinção dos melhores, na cerimónia de encerramento.
O programa completo está disponível em www.jornadassenologia.pt.
Sobre a Sociedade Portuguesa de Senologia:
A Sociedade Portuguesa de Senologia (SPS) foi criada em 1989, reunindo médicos de diferentes especialidades referentes ao cancro da mama e de diversas regiões do país. É uma associação científica, sem fins lucrativos, que apoia a investigação na área da senologia em Portugal e preza pela sua qualidade, ao mesmo tempo que realiza sessões científicas sob a forma de congressos, jornadas, sessões, conferências e cursos especializados, bem como promove ações de sensibilização para o cancro da mama junto do público em geral.

ÉVORA: XXXIII Grande Prémio de Atletismo da Cruz da Picada

 
Realização do XXXIII Grande Prémio de Atletismo da Cruz da Picada.
Destinatário: Todos os escalões a partir de Benjamim A (7 anos de idade)
Organização: Grupo Desportivo e Cultural da Cruz da Picada
Apoios: Câmara Municipal de Évora e União de freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras
1 novembro 2022
horário: 08h30-12h30
Avenida do Escurinho lote 39 cave, 7000-372 évora
Entrada: 1 € a partir do escalão de juniores (benjamins, infantis, iniciados e juvenis inscrição grátis)


“El Arte Y Musica de Angie Del Riego” em exposição em Monsaraz

“El Arte Y Musica de Angie Del Riego” é o título da exposição de pintura e desenho que a artista dominicana Maria Angelines (Angie) Del Riego Abreu vai apresentar de 22 de outubro a 11 de dezembro na vila medieval de Monsaraz. Esta mostra vai ser inaugurada no sábado pelas 12h e poderá ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h na Igreja de Santiago. A exposição será visitada no final de novembro pelo Embaixador da República Dominicana em Portugal, Miguel Angel Prestol.
A exposição integra quadros a óleo sobre tela e desenho misto a carvão e lápis de cor. Uma das obras que vai estar exposta, “La Marchanta en el mercado”, foi selecionada entre duas mil obras representando 200 países para a exposição mundial da Organização das Nações Unidas na Expo 2015 em Itália.
Angie Del Riego também é a cantora e compositora, tendo composto a música “Nombre Secreto: Mariposas”, para o documentário sobre as Irmãs Mirabal, que foram mortas no dia 25 de novembro de 1960 durante a ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana. Os trabalhos desta artista dominicana integram importantes coleções privadas e têm sido apresentados em exposições individuais e coletivas nos Estados Unidos da América e na Europa.
Angie Del Riego nasceu em 1961 na República Dominicana e a maior parte da sua carreira foi desenvolvida desde 1990 nos Estados Unidos da América e a partir de 2010 em Espanha, onde atualmente reside. A artista explica que “a relação entre a música e a arte levou-me a explorar diferentes técnicas e suportes que transformaram as minhas ideias em coleções ou séries com diferentes temáticas, combinando arte e recitais de canto para apresentar o que chamo de exposições multidisciplinares. Utilizando a música e a arte como instrumento de recuperação física, mental e emocional, comecei a desenvolver projetos com temáticas étnicas e consciencialização da violência contra a mulher”.
A artista refere que “pintei uma pintura e isso inspirou-me a escrever uma música ou cantando uma música senti-me inspirada a pintar. Vou desenhar, pintar e cantar para mim e compartilhar com o mundo sem expectativas de aceitação, mas consciente do que isso significa para mim. Então estarei dando ao mundo o melhor de mim”.