De 8 a 15 de outubro, o CineEco traz para a discussão e reflexão temas pertinentes da atualidade ambiental e social, num total de 70 filmes em competição, mais 4 extracompetição, e um conjunto de atividades paralelas.
A 28ª edição do CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela, arranca em Seia a 8 de outubro, com o cine concerto “BOUCING WITH THE KID”, apresentado por um coletivo de músicos da região centro – Cinematic Pocket Orchestra.
Pelo meio, a festa do cinema ambiental e social, faz-se com 70 filmes em competição, mais 4 extracompetição, com entradas 100% gratuitas. O festival encerra com a sessão extracompetição Fogo Fátuo, de João Pedro Rodrigues, com estreia marcada para estes dias nas salas de cinema portuguesas.
Na competição de Língua portuguesa há espaço para 4 longas, Águas de Pastaza, de Inês Alves; Se o mar deixar” de Pedro Aguilar, A mãe de todas as lutas, da realizadora brasileira Susanna Lira e a ficção Madalena, de Madiano Marcheti.
O Júri das competições de língua portuguesa constituído pelo realizador Bruno Lourenço, pela Diretora – Adjunta do TAGV, Luisa Lopes e por Adriana Neymer, Diretora do Festin – Festival de Lingua Portuguesa, tem ainda 13 curtas de língua portuguesa para ver e votar e 5 curtas do Panorama Regional.
Ao todo são 70 filmes em competição, mais 4 extra-competição. Destes, dois são do Panorama Infantil, o Fogo Fátuo e HERMINIO, a cada passo as suas gentes, em cada gesto uma paisagem,. Um filme de dança feito no âmbito da Cultura em Rede da CIMBSE – Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, com bailarinos profissionais e amadores dos concelhos de Seia, Gouveia, Fornos, Celorico e Manteigas, com coreografias nas paisagens da serra da Estrela.
* 6 de Outubro de 2022 - in maisbeiras.sapo.pt