Transporte Gratuito entre as Freguesias e Nisa, diz a propaganda da edil amieirense. Mas não é verdade. Para a Feira de S. Miguel em Nisa no próximo domingo, dia 9, podem ir, gratuitamente, no autocarro municipal, os habitantes de todas as freguesias do concelho, menos, EXCEPTO, os de Alpalhão e Tolosa. Porquê? Por que a senhora edil quer, tal como quer que a Rotunda icónica, espalhafatónica de Tolosa seja feita como ela, a imaginou. Como ela quer, assim o garantiu a plenos pulmões numa recente sessão camarária. Mas, parece que não é bem assim. E depois de um munícipe lhe fazer ver "preto no branco" e com a experiência de camionista feita, a edil amieirense acompanhada dos seus acólitos já voltou ao local, facto testemunhado com grande profusão de fotos, mas a quererem dizer, apenas e tão só, que tem de emendar a mão (a voz e o desenho) pois parece que há valores - como a segurança de pessoas e bens - mais altos que a vontade frenética e desmesurada da autarca.
E há entidades como a Infraestruturas de Portugal (ex-JAE) a quem não agradará, por certo, ser ultrapassada em matérias que são da sua competência.
Voltando à Feira de S. Miguel, repete-se o "filme" de outras feiras, no que respeita à cedência do autocarro municipal. A edil não quer e Alpalhão e Tolosa não têm direito aquilo que os outros fregueses têm. Querem ir à Feira? Vão pelos próprios meios ou, façam como eu: não ponho lá os pés!
Mas lá que se trata de discriminação - mais uma, aliás, entre tantas perpetradas pela autarquia - disso não restam dúvidas. O que leva a perguntar: para que servem, afinal, as instituições democráticas?
Mário Mendes