2.10.21

ÉVORA: XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora | “O esplendor de Manuel Cardoso, um lusitano de Fronteira”

 
A Associação Eborae Mvsica promove nos dias 2,3,4 e 5 de outubro as XXIII Jornadas Internacionais “Escola de Música da Sé de Évora – Manuel Cardoso um lusitano de Fronteira” que decorrem no Convento dos Remédios e na Sé de Évora, e também em Fronteira. A Direção Artística das Jornadas é de Pedro Teixeira. O programa integra vários momentos abertos à população em geral.
Em Évora, no Convento dos Remédios, no dia 2 a Sessão de Abertura às 9h00 seguida da Conferência “As Imagens de Música na Pintura do Tempo do Renascimento e do Barroco em Portugal : Levantamento Nacional e Análise Iconográfica”, por Sónia Duarte
Sónia Duarte – É doutorada em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e bolseira FCT com o projeto “Imagens de música na pintura do tempo do Barroco em Portugal (1600-1750)”. Ganhou vários prémios e bolsas entre os quais: Museo Nacional del Prado, Madrid (2018); Fundação para a Ciência e a Tecnologia/Ministério da Educação e Ciência de Portugal (2017 – ); Museu Nacional da Música, Lisboa (PEJENE, 2010-2011). É mestre em Ciências Musicais-Musicologia Histórica pela Universidade Nova de Lisboa com a tese “O contributo da iconografia musical na pintura quatrocentista e quinhentista portuguesa, luso-flamenga e flamenga em Portugal, para o reconhecimento de práticas musicais da época: fontes e modelos utilizados nas oficinas de pintura” (2012). É licenciada em História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto com o projecto “Arquitetura religiosa privada no concelho de Santa Maria da Feira: relação orago-comitente” (2004). Colaborou no livro “Instrumentos Musicais. Normas de Inventário” (Direcção-Geral do Património Cultural) e é co-editora do e-book “Iconografia musical: organologia, construtores e prática musical em diálogo” (CESEM, Universidade NOVA de Lisboa).
Os Concertos serão na Sé de Évora, por “Ensemble Plus Ultra” direção de David Martin, no dia 2 às 19h00;
Ensemble “La Danserye e Capella Prolationum”, direção de Fernando Pérez Valera, no dia 3 de outubro às 19h00.
Neste mesmo dia 3, em Fronteira, às 21h00 concerto por “Ensemble Plus Ultra” direção de David Martin, na Igreja Matriz.
No dia 5, pelas 17h00, terá lugar na Sé de Évora o Concerto de Encerramento das Jornadas, pelo Coro Polifónico “Eborae Mvsica” dirigido por Eduardo Martins o Coro dos Participantes dirigido por Owen Rees, Pedro Teixeira, Paulo Lourenço.
EMAIL: eboraemusica@gmail.com
SITE: eboraemusica.pt
ORGANIZAÇÃO: Financiadas pelo Ministério da Cultura- Direção Geral das Artes e Direção Regional de Cultura do Alentejo, co-produção Câmara Municipal de Évora
APOIOS: Câmara Municipal de Fronteira, Cabido da Sé de Évora, Paróquia de Fronteira, Fundação Casa de Bragança, Fundação Eugénio de Almeida, Universidade de Évora, Caixa Geral de Depósitos, Cafés Delta, Diário do Sul, Antena 2, Rádio Diana, A Defesa e Jornal Registo.
OBSERVAÇÕES: Os ateliers para coralistas são orientados por Owen Rees, Paulo Lourenço e Pedro Teixeira, com acompanhamento ao piano por Nicholas McNair; o atelier de Técnica Vocal será orientado por Joana Nascimento. O programa destas Jornadas inclui uma Visita, para os participantes nas Jornadas, guiada por Jorge Raposo ao Museu de Arte Sacra (antigo Colégio dos Moços da Sé de Évora) e obras dos Arquivos da Sé de Évora. Os contactos podem ser feitos para a Associação Musical de Évora – Eborae Mvsica, Convento dos Remédios, Av. S. Sebastião, Apartado 2126, 7001 – 901 Évora, Portugal. E-mail eboraemusica@gmail.com, telef: 266 746 750, telemóvel 965740270, fax 266 701359, eboraemusica.pt.