18.9.20

Seixal acolhe "Desconcentra" - Artes contemporâneas na Rua


"Desconcentra" é um programa de artes contemporâneas na rua que se vai realizar em diversos espaços exteriores do concelho do Seixal entre 11 de setembro e 3 de outubro. Esta primeira edição leva às freguesias do concelho propostas artísticas multidisciplinares nas áreas do teatro, do circo contemporâneo, do teatro físico e de formas animadas e do cineconcerto, oriundas de vários pontos do país.
Entre 11 e 27 de setembro, e ainda no dia 3 de outubro, alguns dos parques e jardins do concelho recebem os espetáculos dos PIA, de Palmela, da Companhia Erva Daninha, do Porto, do Teatro do Mar e de Charlie Macini, ambos de Sines. O Teatro da Terra, companhia residente no concelho do Seixal, fará também um conjunto de apresentações de uma criação de 2014, agora recriada com grupos corais alentejanos do concelho e com a participação dos Tocá Rufar.
A iniciativa é a afirmação de um projeto de descentralização da oferta cultural municipal, que olha para os espaços públicos como lugares de fruição cultural, atribuindo-lhes novos sentidos, transformando-os em palcos para as mais diversas manifestações artísticas.
A Abetarda 
Datas: 
- 12 de setembro, sábado | 19 horas Armazém 56 – Arte Sx (Mundet) 
- 19 de setembro, sábado | 21 horas Moinho de Maré de Corroios (Exterior) 
- 20 de setembro, domingo | 19 horas Parque Urbano de Fernão Ferro 
- 3 de outubro, sábado | 21 horas Parque Municipal do Serrado 
Teatro da Terra (Seixal) Género: teatro de rua Público: M/6 anos | Duração: 70 min
Sinopse
A Abetarda foi o primeiro projeto que resultou da parceria, em 2014, entre o Teatro da Terra e o Município de Castro Verde. Ao texto encomendado ao autor João Monge, junta-se o cante alentejano e o teatro de rua, numa celebração deste símbolo de Castro Verde, com uma história orientada para uma procissão pagã, habilmente tecida na base da cultura popular alentejana, polvilhada por reminiscências do Cristianismo, projetando a elevação da maior ave de voo da Europa a um estatuto mitológico/fantástico. Os quatro textos da autoria de João Monge que o Teatro da Terra materializou em teatro até hoje destacam este consanguíneo poeta/letrista/escritor como o criador mais representado pela companhia.
Maria João Luís dirige para o Teatro da Terra, um elenco alargado onde os Tocá Rufar e seis grupos corais alentejanos sediados no Seixal partilham as ruas e os traços característicos da cultura popular, sinal de um posicionamento artístico inovador na capacidade de integrar os agentes locais, sem que a identidade própria de cada grupo destoe da criação teatral coletiva. O Teatro da Terra com a remontagem de «A Abetarda» afirma-se, mais uma vez, como um projeto de teatro comunitário de características únicas, operando agora no concelho do Seixal.