17.9.20

7.º Festival WOOL - Covilhã Arte Urbana

 


WOOL, o mais antigo festival de Arte Urbana de Portugal, que surgiu em 2011 fruto de uma iniciativa privada, com o claro objectivo de homenagear a história e identidade única deste território, regressa ao centro histórico da Covilhã entre os dias 19 a 27 de setembro de 2020 para a sua sétima edição. A arte urbana volta a tomar a cidade beirã. 
As intervenções e atividades que integram a programação WOOL 2020 contemplam Pintura Mural, Instalação, Estreia nacional do filme "Martha: A Picture Story", Conversas com artistas, visitas guiadas e workshops.
Esta edição do WOOL chega-nos um pouco mais tarde que o habitual devido à atual pandemia, mas volta em força com a sua habitual programação, adaptada a todas as necessidades e cuidados a ter em conta dada a atual situação epidemiológica. Neste contexto, as atividades previstas para o WOOL 2020 serão realizadas, essencialmente, ao ar livre.
Entre os convidados desta 7.ª edição do WOOL, surgem nomes de alguns dos artistas mais promissores da arte urbana a nível mundial, com Jofre Oliveras e Alberto Montes. Os portugueses convidados a integrar esta edição são Tiago Galo e Catarina Glam, que criará um conjunto de peças que se instalarão por vários locais do centro histórico da cidade.
 Nesta 7.ª edição, teremos ainda de destacar a estreia do documentário Martha: A Picture Story realizado pela australiana Selina Miles, que regista o percurso da foto-jornalista Martha Cooper, cujas fotografias realizadas ao longo das últimas 5 décadas, a tornaram um ícone deste movimento artístico global.

Para além do grupo de artistas visuais / plásticos referidos, foi lançado o desafio ao fotógrafo de paisagem e viagem Rui Gaiola, natural da Covilhã, de apresentar uma exposição de fotografia em grande escala em pleno espaço público. SERRA AO ALTO, será o resultado deste desafio, que igualmente trará ao WOOL este reconhecido fotógrafo para uma palestra e masterclass. 
No que diz respeito à restante programação, haverá ainda:
- Dois workshops, um de Fotografia de Viagem e Paisagem com Rui Gaiola  e outro de Estamparia com Carimbos.
- As usuais Conversas Com Artistas, a melhor forma de conhecer os talentos que estarão em trabalho pela Covilhã
- Visitas Guiadas por todas as obras deixadas na Covilhã em mais uma edição do WOOL.
O WOOL acontece há 6 edições e conta com mais de 40 intervenções, todas localizadas em pleno centro histórico da cidade da Covilhã.