24.11.19

NISA: Encontro com os novos Cursilhistas


Realizou-se no dia 17 de novembro, o Encontro com os Novos Cursilhistas do 77.º de Senhoras e 90.º de Homens, no Santuário da Nossa Senhora da Graça, em Nisa.
Ao acolhimento e Oração inicial seguiram-se os trabalhos com o Rollo “O Cursilhista para além do Cursilho”, pelo Reitor do Cursilho de Homens, Carlos Almeida.
Do Rollo realçam-se como ideias fundamentais: no Cursilho é incutido a cada novo cursilhista que vivencie cada momento com entusiasmo, entrega e espírito de caridade, pois só assim é que se torna possível uma total adesão à fé; ser cursilhista é ser diferente nesta adesão - “ter fé é seguir Jesus”, é sermos fermento nos ambientes onde estamos. Ser cursilhista é sermos o motor que “empurra” o outro a caminhar em direcção à salvação. É colocarmos a salvação do outro antes mesmo da nossa própria salvação. No entanto, não devemos ser aquele cursilhista que, após vivenciar o cursilho, pensa ser melhor cristão do que os outros. Somos apenas instrumentos na mão de Deus e devemos deixar que Ele actue em nós. É esta disponibilidade interior que nos torna levedura nos ambientes onde estamos inseridos. Para que nunca percamos o ideal que nos faz seguir Cristo, é importante sintonizarmo-nos com o mundo, mas com Cristo no horizonte. Isolados nada conseguiremos. Daí a importância das reuniões de Grupo e das Ultreias onde nos renovamos e mantemos acesa a “chama” ateada no cursilho. Ser cursilhista é ser militante, é ser testemunho.

Após a apresentação deste Rollo houve um pequeno intervalo a que se seguiram as ressonâncias, das quais referimos as mais expressivas: “focarmo-nos no mais importante do nosso Ideal”; “somos militantes onde o Grupo e a Ultreia são pilares para que a nossa vida não perca o rumo”; “o pequeno dia-a-dia dá outro sentido à vida com Cristo como Ideal”; “a vida renova e nós renovamos”.
Após o almoço partilhado seguiu-se a Eucaristia presidida pelo Diretor Espiritual, o padre Adelino Cardoso.
Fátima Jacinto e Sandra Ribeiro