13.11.19

Ekosiuvenis distinguida pelo IPDJ com Menção Honrosa

No âmbito Prémio Boas Práticas | Associativismo Juvenil 2019
A Ekosiuvenis – Associação Juvenil de Castelo de Vide foi distinguida pelo IPDJ – Instituto Português do Desporto e da Juventude com uma Menção Honrosa na edição 2019 do "Prémio Boas Práticas | Associativismo Juvenil", na região do Alentejo, com a “Secção de BTT | Equipa de BTT da Ekosiuvenis” – projeto que vem a desenvolver anualmente desde 2015. 
O “Prémio Boas Práticas | Associativismo Juvenil” pretende reconhecer, a nível regional, as associações que mais se destacam não só pelo projeto apresentado, mas também tendo em conta parâmetros como as características das associações candidatas na sua actividade anual, bem como o impacto na comunidade, a dimensão de internacionalização que desenvolvem, as suas características de atuação, a qualidade e inovação, e ainda a consistência e capacidade de expressão enquanto escolas de cidadania ativa e de participação cívica e democrática dos jovens.
Este prémio promovido pelo IPDJ, vai na sua 7.ª edição, tem como destinatárias as associações juvenis e respetivas federações que se encontram inscritas de forma efetiva no Registo Nacional de Associativismo Jovem e tem o valor pecuniário de 1.500,00 €. A Ekosiuvenis venceu este prémio 2 vezes, em 2014 e 2016, sendo 2.ª classificada na região Alentejo no ano passado (e distinguida com uma Menção Honrosa), e ficando este ano novamente em 2.º lugar, a apenas 2 pontos da Associação Juvenil vencedora. Devido qualidade e relevância do projeto apresentado, bem como ao seu impacto na comunidade, esta classificação vale uma Menção Honrosa à associação no valor de 350,00€.
O projeto levado a concurso – a “Secção de BTT | Equipa de BTT da Ekosiuvenis” – é fruto da perceção por parte da associação da necessidade de suprimir uma lacuna detetada no nosso Concelho em 2015: ausência de uma estrutura minimamente organizada que permitisse aos jovens praticar a modalidade de BTT de forma regular e com as condições mínimas necessárias. O foco da mesma é por um lado incentivar todas e todos os jovens a praticar desporto ao ar livro com regularidade, com os meios técnicos necessários adequados, e por outro fomentar o companheirismo, a entre ajuda e a amizade entre os jovens atletas, garantindo também a promoção da Ekosiuvenis nas provas regionais e nacionais, levando o nome da associação, dos seus parceiros e de Castelo de Vide um pouco por toda a região e por todo o país.
Esta distinção é motivo de felicidade e orgulho para a associação de jovens castelo-videnses. Tal como refere Filipe Luz – Presidente da Direção da Ekosiuvenis: «É um momento de felicidade redobrada para todos nós, já este ano é um ano especial – o ano em que celebramos o nosso 20.º aniversário. Estou certo que é também um momento de particular alegria e regozijo para os atletas que integram e/ou integraram a Equipa de BTT da Ekosiuvenis: eles são os “atores principais” deste projeto, pois só a sua vontade, disponibilidade, dedicação e espírito de sacrifício torna possível a concretização dos objetivos. Estão todos de parabéns!». Ainda num contexto mais generalista, Filipe Luz regista que «ainda que tenhamos ficado aquém do nosso objetivo – vencer este prémio pela 3.ª vez na nossa história – por apenas dois pontos e não consigamos assim fechar com “chave de ouro” as comemorações do nossos 20 anos, estes momentos de reconhecimento do trabalho que desenvolvemos todos os dias em prol dos jovens e da comunidade em geral do nosso Concelho são sempre motivo de orgulho. 
A Menção Honrosa será entregue à Ekosiuvenis no próximo dia 5 de Dezembro auditório do Centro Cultural de Amarante.