CDU votou contra os documentos
Após o envio, por email, das propostas para o Orçamento e GOP do Município de Nisa para o ano de 2020, por parte da CDU, à Presidente da Câmara Municipal de Nisa, a CDU recebeu, em resposta, um email assinado pela Sra Presidente, claramente ofensivo, sobre o trabalho autárquico da CDU no concelho de Nisa, ao longo de três décadas,
Ainda antes da votação da proposta de Orçamento e GOP, na reunião de Câmara de 30/10/2019, não satisfeita com o ataque gratuito e sem fundamento, numa atitude de pura provocação e má-fé, a maioria PS na CM de Nisa, pela voz do Vice-Presidente Leandro Semedo, apresentou um documento que desvaloriza e anula, ponto por ponto, as propostas da CDU, desfiando as obras da atividade municipal, de responsabilidade da maioria socialista, numa atitude absolutamente demagógica de um eterno continuum desespero eleitoral.
Colocados os documentos à votação, a CDU votou CONTRA pelas razões que enunciou na própria reunião e que a seguir se apresentarão, com a seguinte introdução, dirigida à maioria PS:
"A CDU não deu resposta ao email provocador da Sra Presidente da Câmara. Construiu a sua declaração de voto CONTRA, suportando-se na lei e na denúncia de ilegalidades, como pode ser confirmado a seguir. É o carácter e boa índole que nos distingue! Sobre as funções autárquicas da maioria PS, na Câmara, ao longo destes seis anos, dizemos que não fez mais do que a sua obrigação, aliás, fez menos. Deve e pode fazer muito mais! E tanto assim é que apagam as propostas da CDU porque não tiveram, nem têm, a coragem de reconhecer o seu valor, de as aceitar e pôr em prática.
Registamos que, afinal, vendo bem, valorizaram, e muito, as propostas entregues pela CDU! Se assim não fosse, o Sr Vice-Presidente não teria perdido umas boas horas de trabalho para rebater, item por item, as propostas da CDU. Horas estas que poderia ter aproveitado em prol do Concelho. Quer dizer que a CDU incomoda. Incomoda e o resultado está aqui, numa resposta a transbordar má-fé em que impera a demagogia barata.
Tudo o que o Sr. Vice-Presidente disse não apagará a obra de 31 anos da CDU. A História não se apaga. Constrói-se. E os milhões de escudos ou de euros que, ao longo de tantos anos a CDU soube atrair para o Concelho de Nisa, em prol das populações, bem como os milhões que a CDU entregou de mão beijada a esta maioria PS, depois do encerramento de muitas candidaturas, após 2013, não se apagam!
E porque a História não se apaga, constrói-se, a CDU lamenta que a História do Concelho de Nisa tenha vindo a pintar-se de cores negras. Assim o tem ditado a prepotência e o despotismo ao longo destes seis anos."
Nisa, 30 de outubro de 2019A Coligação Democrática Unitária
* Figura: O almoço do trolha - Pintura de Júlio Pomar (Da responsabilidade da redacção)