1.11.19

CASTELO BRANCO: Zona Histórica tem novo Mural de Rosário Bello


A Artista Plástica autodidata, Rosário Bello, natural de Nisa e residente em Castelo Branco, é a autora do novo Mural da Zona Antiga albicastrense, situado junto à Igreja de Santo António, na Rua d'Ega. Trata-se de uma lateral de uma casa, propriedade de Dona Trindade, que agora é a área onde o público pode apreciar a obra que descreve tradições, retratados de alguns espaços emblemáticos da cidade e um poema do poeta António Salvado.
Desta forma o Município ganha mais uma expressão de arte pública a juntar aos Murais que já existem na cidade, assim como no Concelho , nomeadamente em Alcains, em Juncal do Campo e em Escalos de Cima. Carlos Semedo, responsável pelo projeto Cultura Vibra, procurou, a pedido do Presidente da Câmara Municipal, um local atrativo para dar continuidade ao conceito Arte e Cultura cidade Castelo Branco.
O Mural foi inaugurado na passada 3ª-feira, onde Rosário Bello agradeceu a Luís Correia, pelo reconhecimento e apoio que o autarca tem dado aos artistas da região e declarou ser “ Uma honra ter podido pintar este mural em Castelo Branco e que representa um sonho realizado… Dizem que Paris é a cidade das luzes, mas para mim, as luzes estão em Castelo Branco”, declarou a pintora.

Por sua vez, o Presidente da Câmara afirmou ter sido pela vontade da artista querer pintar um Mural em Castelo Branco e continuar a ligar as artes à cultura e criar mais motivos de visita turística, dando destaque ao nicho de mercado que existe nesta área cultural. “É uma expressão artística que fica próximo do Centro de Interpretação dos Bordados, do Museu Gargaleiro, da Casa da Memória Judaica, do Castelo, entre outros”, concluiu o autarca.

Rosário Bello já realizou 115 Exposições individuais de pintura no território Nacional, desde 1996. A 1 ª Exposição foi na CMCD de Vila Velha de Rodão, tendo-se seguido outras no Centro Cultural de Nisa, Centro de Juventude de Castelo Branco e de Portalegre, Sala da Nora, Casa do Arco do Bispo, ambas em Castelo Branco, Salão de Cultura de Penamacor , Galerias Municipais de Entroncamento, Viseu, Sertã, Crato, Leiria, Tomar, Ponte de Sor.
Em Lisboa também já expos na Gallery Center, no Amoreiras Shopping Center e na Galeria do Espaço GAN. Ciclo Torre em Reguengos de Monsaraz, na IV Exposição Internacional de Artes Plásticas de Vendas Novas, Casa do Alentejo em Lisboa, Anil Pavilhão de Exposições e Congressos,  EXPOLAN na Covilhã, no Centro Hospitalar Cova da Beira, Junta de Freguesia de Benfica, em Lisboa, no espaço da delegação do INATEL em Évora, entre outros locais.
Encontra-se representada em diversas casas particulares e instituições.
in www.diariodigitalcastelobranco.pt