27.11.19

MEMÓRIA: Alpalhão no 25 de Abril de...1854

120 anos antes da "Revolução dos Cravos", em Abril de 1974, Alpalhão, Gáfete e Tolosa lutavam pela reconstituição do município alpalhoense, conforme se pode constatar neste documento, extraído das Actas das Sessões da Câmara dos Senhores Deputados. 
Mesmo sem autocarros municipais para deslocação às feiras de Sua Magestade, alpalhoeiros, gafetenses e tolosanos, reuniam as "forças vivas" dessas localidades - os poucos que sabiam ler e escrever - e não desistiam de lutar pelo que consideravam ser de justiça. Pouco interesse terá, porventura, este Documento, decorridos que foram 165 anos, mas constitui um exemplo, em tempos de Liberdade e Democracia, de que vale sempre a pena lutar contra os poderes e os despotismos instalados, tenham estes as "cores" que tiverem. 
Representação à Camara dos Deputados em 25 de Abril de 1854
O Sr. Avila - Senhor presidente, peço licença para mandar para a Mesa uma representação assignada por 156 habitantes de Alpalhão, Gáffete e Tolosa, do districto administrativo de Portalegre, pedindo a revogação do Decreto de 3 de Agosto de 1853, que supprimiu o concelho de Alpalhão.
Os supplicantes allegam que aquelle concelho durou 18 annos, tinha 903 fogos, 3.366 almas, 217 eleitores, 70 elegíveis a deputados, e 1.200$000 réis de renda communal, a maior parte de bens proprios; que tem muitos bacharéis formados, e um grande numero de cidadãos habeis para os cargos do município, tendo corrigido a sua administração sempre de uma maneira regular.
Por estas razões, e outras que depõem a favor dos supplicantes, se torna digna de favoravel deferimento a sua pretenção, e espero que a illustre commissão de estatistica, a quem esta representação deve ser remetida, lhes faça justiça.
Por esta occasião peço à illustre commissão de estatistica que dê auanto antes o seu parecer sobre o requerimento que aqui apresentei ha muito tempo sobre igual pretenção dos habitantes de Maiorca * que é também de toda a justiça que seja resolvida favoravelmente; e eu espero que a illustre commissão  não se opporá pela sua parte a que este negocio seja resolvido nesta sessão.
* Maiorca pertencente ao concelho de Figueira da Foz.