O Salão Nobre dos Paços do Concelho de Marvão recebe, na próxima sexta-feira, dia 8 de novembro, às 17h30, a apresentação do romance “E da Fronteira se fez Pão”, da autoria de Florival Lança.
Depois da obra sobre as origens muçulmanas de Marvão, o autor regressa com um romance sobre o contrabando, cuja ação se desenrola a partir dos finais dos anos trinta, quase nos finais da guerra civil espanhola, e vai até aos inícios dos anos cinquenta do século XX.
Foi criada uma panóplia de personagens da época e, com elas, se vai montando um mosaico de histórias paralelas que retratam a vida difícil dos povos raianos em tempos de guerra, tempos que foram simultaneamente, tempos de enormes carências.
O contrabando, já de si uma atividade perigosa, foi nestes tempos conturbados, uma aventura só ao alcance dos mais afoitos. Daí que, ao longo destas páginas, perpassem alguns episódios de grande violência.
Marvão é uma terra plena de encantos. Mas é, simultaneamente, o cenário ideal para a ação deste romance e, as histórias aqui contadas, só poderiam acontecer no meio destas belas serranias.