Entre 17 e 24 de outubro, Vila Velha de Ródão assinalou a Semana Nacional pelo Combate às Desigualdades com uma ação dirigida às crianças e jovens do concelho, que conciliou as comemorações do Dia Municipal para a Igualdade e a iniciativa pelo Combate à Exclusão Social.
As atividades foram organizadas pelo CLDS 4G de Vila Velha de Ródão, um projeto cofinanciado pelo POISE, pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vila Velha de Ródão e pelo Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal.
O Dia Municipal para a Igualdade é uma iniciativa de cidadania local, proposta pela ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, que tem vindo a ser assinalada desde 2010 em todo o território, no dia 24 de outubro. Este ano as atividades decorreram ao longo de vários dias e foram conjugadas com a sensibilização para o combate à exclusão social, tendo início a 21 de outubro, com atividades sobre a temática da igualdade junto das crianças do Jardim de Infância de Vila Velha de Ródão.
Tendo em conta que, desde cedo, as crianças entram em contacto direto ou indireto com situações em que têm de lidar com a diferença, esta atividade procurou familiarizar os mais pequenos com a diversidade, através da realização de jogos onde foram estimulados a adquirir noções sobre o respeito mútuo, a igualdade de oportunidades e as diferenças que acabam por torná-los iguais.
A 22 de outubro, foi a vez dos alunos da turma do 8.º ano do Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão serem alertados para esta temática, através da visita de um membro da Associação Portuguesa de Surdos e intérprete de Língua Gestual que falou sobre a deficiência auditiva e sensibilizou para a importância da inclusão.
Por fim, a 23 de outubro, foram realizados junto dos alunos do 1.º ciclo jogos lúdicos sobre a temática da igualdade.