11.6.17

NISA: Postais do Concelho: A Escola do Monte Claro 1947-1948

Aviso prévio: a foto não é minha (nem podia ser, nasci 4 anos depois...), nem sei qual a sua proveniência. Apenas que a "descobri" numa página do Facebook (esta ferramenta ou sítio da net também tem uma grande utilidade cultural e não serve apenas para o insulto, a filosofia de alcofa e a propaganda...) e, pela sua beleza, julgo merecer maior destaque.
Monte Claro, freguesia de S. Matias (ainda não a "sede" da freguesia como é - vale lá saber-se como e porquê - actualmente), alunos da Escola Primária do ano lectivo de 1947/1948.
Há 70 anos, as aldeias do concelho de Nisa fervilhavam de gente e de vida. A foto é, a esse respeito, bastante elucidativa. Meninos e meninas (... a rica teve um menino, a pobre pariu um moço, lembram-se?) aqui irmanados, vestidos com fato "grave" para posse do fotógrafo. Que devia ser um bom profissional, tal a qualidade da foto.
Havia muito mais a dizer sobre este autêntico Postal do Concelho. As crianças da foto andarão, hoje, perto dos 80. Alguns, porventura, já não estarão entre nós, mas fica a foto, este documento sempre intemporal, a convocar a saudade, a lembrança, a nostalgia e, por que não dizê-lo, a encher-nos, por dentro, de uma pontinha de satisfação e orgulho.