18.9.24

SARDOAL: Exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia” de Conde Falcão


A partir de 20 de Setembro no Centro Cultural Gil Vicente
No âmbito das Festas do Concelho de Sardoal 2024, o Centro Cultural Gil Vicente acolhe a exposição “Meio Século de Paixão pela Fotografia”, da autoria de Conde Falcão, cuja inauguração decorrerá no dia 20 de setembro às 19 horas.
Conhecido como “O Coronel Fotógrafo”, António Conde Falcão nasceu no Sardoal em 1940, sendo Coronel de Cavalaria reformado.
Embora o seu interesse pela fotografia tenha começado aos nove anos de idade, só a partir de 1971, em Moçambique, começou a fotografar com uma certa objetividade, interessando-se sobretudo em desvendar os segredos da Câmara Escura. Os problemas sociais e o elemento humano em geral, são os seus temas preferidos.
Nesta mostra, que celebra mais de 50 anos de dedicação à arte de fotografar por Conde Falcão, estarão patentes cerca de 40 fotografias, cujas datas vão desde 1971 até 2023.
António Conde Falcão é um dos fotógrafos amadores portugueses mais prestigiados e, também, um dos mais premiados a nível nacional e internacional.
Refira-se que Conde Falcão irá ser distinguido com a Medalha de Mérito Concelhio, no Dia do Concelho, 22 de setembro, por ser “um homem de reconhecido mérito a nível militar, como fotógrafo e autor”, mas, sobretudo “por ser um guardião da nossa História e da nossa Memória, captadas pela sua lente, sendo de louvar o seu indiscutível contributo para a Cultura e para as Artes do nosso Concelho, assim como para a preservação do património humano, edificado, material e imaterial que a sua fotografia registou ao longo de anos”.