25.9.24
Monsaraz recebe primeira exposição em Portugal do pintor senegalês Ibou Diagne
O pintor senegalês Ibou Diagne vai expor as suas obras pela primeira vez em Portugal, numa mostra que vai estar patente de 4 a 24 de outubro na vila medieval de Monsaraz. A exposição intitula-se “Essência e Esperança” e pode ser apreciada diariamente das 9h30 às 13h e entre as 14h e as 17h na Igreja de Santiago.
Ibou Diagne reside em Dakar e na adolescência começou a pintar sozinho, até iniciar a sua formação no atelier do artista plástico e professor de arte Daouda Ndiaye, sendo um dos seus alunos mais destacados e conseguindo alcançar um estatuto importante na arte no Senegal. Durante a sua carreira, especializou-se em pintura mural e pintura sobre porcelana, tendo apresentado as suas obras em exposições coletivas em Espanha, França e Senegal.
A pintura de Ibou Diagne, puro impressionismo africano, mostra a realidade do seu país, os seus costumes, as suas cores, as suas tradições, mas também as sombras que perseguem o Senegal, como a emigração. Nesta exposição destacam-se as pinturas sobre canoas, que o artista considera serem uma chamada de atenção para a emigração que acontece na generalidade dos países africanos.
Ibou Diagne está integrado em causas sociais, pois faz parte do conselho de administração da ONG espanhola Teranga Extremadura, e juntamente com esta lançou um projeto de formação profissional em artes plásticas para os talibés, os filhos mendigos do Senegal. A Teranga Extremadura trabalha há seis anos no Senegal, principalmente para conseguir uma vida melhor para os talibés, crianças obrigadas a mendigar nas escolas corânicas, bem como para lutar pela erradicação desse flagelo social no país. Em Espanha, a organização não governamental realiza um trabalho de sensibilização e reflexão para tornar visível a problemática da imigração e as situações que os emigrantes, sobretudo os africanos, enfrentam quando chegam ao país.