Por Palmela o renascer de uma tradição
A 61.ª edição da Festa das Vindimas decorrerá entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. O programa foi apresentado no final de julho, no Largo de S. João, na vila de Palmela, que acolheu o “Sunset”, evento que deu o pontapé de saída para esta edição, este ano, com uma organização renovada, liderada por André Ribeiro e que tem como mote “O Renascer da Tradição”.
Este momento, que reuniu a comunidade, entidades parceiras e agentes locais, contou com as presenças da Vereadora da Cultura do Município de Palmela, Maria João Camolas, da Rainha das Vindimas 2023, Maria Zoé Parrinha e de Glória Vila, 2.ª Dama de Honor, animação musical pelos Dj´s Rui e Gonçalo Amorim, gastronomia e o tradicional brinde à Festa.
Momento alto de afirmação da identidade e cultura local, a 61.ª Festa das Vindimas integra as iniciativas mais tradicionais - Cortejo Vindimas 2024, Cortejo dos Camponeses, Pisa da Uva e Bênção do 1.º Mosto – uma forte componente musical com um cartaz onde se destacam nomes como Miguel Gameiro e Pólo Norte, Buba Espinho e Augusto Canário, o Encontro Concelhio de Folclore, o Mercado de Vinhos e atividades desportivas (I Trail Vindimas, VIII Rampa das Vindimas e 19.ª Prova de Orientação das Vindimas). A Gala de Eleição da Rainha das Vindimas decorrerá no dia 28 de agosto, às 21h30, no Cineteatro S. João, em Palmela.
O evento, cujo protagonista principal é o vinho, volta a homenagear o concelho, como terra mãe de vinhos mundialmente reconhecidos e apreciados e é organizado pela Associação das Festas de Palmela - Festa das Vindimas, com o apoio financeiro da Câmara Municipal de Palmela, além do apoio logístico, e o apoio da Junta de Freguesia de Palmela.