No dia 21 de janeiro foram inaugurados o Centro de Interpretação da obra literária de José Luís Peixoto e a Rota Literária de Galveias, contando com a presença do Ilustre Escritor Galveense, a sua mãe – Alzira Peixoto, a sua esposa – Patrícia Pinto e todos os seus familiares.
A Presidente da Junta de Freguesia de Galveias recebeu as numerosas representações de diversas entidades públicas e privadas e personalidades que estiveram presentes, das quais se destacam: o Sr Secretário de Estado do Turismo, Dr. Nuno Fazenda, a Dra. Lídia Monteiro, em representação do Turismo de Portugal, a Dra. Maria Manuel Gantes em representação do Sr Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Dr José Santos, os Srs Deputados Eduardo Alves e Ricardo Pinheiro, o Sr Presidente da CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e da Câmara Municipal de Ponte Sor, Eng Hugo Hilário e todo o Executivo Municipal, o Sr. Presidente da Assembleia Municipal de Ponte de Sor, Dr Fernando Rodrigues, o Sr Comandante do Posto de Avis da GNR, Sargento Hélder Cartas, o Sr Presidente da Assembleia de Freguesia de Galveias, Luís Soeiro e os membros da Assembleia de Freguesia. Referência especial para a presença de Pilar del Rio, Presidente da Fundação José Saramago. Também os Escritores e artistas Galveenses marcaram presença: Jerónimo Milheiras, Prof. Milheiras Cortiço, Manuel Bernardo, Carlos Sousa (entre outros).
Dia muito especial para a identidade coletiva de Galveias e do vasto Alentejo, referiu a Presidente da Junta numa saudação emotiva aos presentes e extensiva a todas e todos os funcionários da Autarquia de Galveias e a todos os Galveenses.
O Centro de Interpretação da vasta Obra do Escritor José Luís Peixoto e a Rota Literária de Galveias inaugurado é o espaço físico para iniciar e concluir uma proposta de viagem pela História de Galveias. História constituída e construída por Pessoas. A História e as Pessoas das Galveias que José Luís Peixoto leva pelo Mundo. Galveias onde regressa das suas viagens trazendo na bagagem novas histórias para nos contar. Este Centro de Interpretação guarda e mostra um espólio que retrata muitos aspetos da vida de Galveias e das suas gentes, trazidos à luz do dia pela escrita de José Luís Peixoto e os escritores Galveenses (também presentes na mostra), pela objetiva da fotógrafa Maria Martins, pelo desenho e a pintura de Carlos Sousa.
A Presidente da Junta de Freguesia. agradeceu ao Grupo Galcanta e a Banda Filarmónica de Galveias pelos momentos culturais que ajudaram a embelezar o dia de inauguração.
O Centro de Interpretação está aberto de terça a sábado das 10h às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Para mais informações contactar através do e-mail centrodeinterpretacao@jfgalveias.pt.