11.1.24

VILA VELHA DE RÓDÃO: Antiga escola de Fratel repleta na 1ª reunião pública descentralizada do executivo municipal

A antiga escola primária de Fratel recebeu na sexta-feira, 5 de Janeiro, a primeira reunião pública descentralizada do executivo da Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão de 2024.
A sessão contou com uma expressiva participação da população, que encheu a sala e solicitou aos eleitos municipais a resolução de alguns problemas que afetam a freguesia.
De entre as questões levantadas durante o período de intervenção dos munícipes, destacaram-se, por exemplo, as queixas relativas à falta de recolha de resíduos sólidos urbanos (RSU) e à alteração da localização de alguns contentores de lixo, a situação da curva e muro de suporte na localidade de Peroledo ou o mau estado do pavimento da estrada paralela ao IP2, entre Fratel e Vilar de Boi.
Congratulando-se por se deparar “sempre com uma sala preenchida, o que demonstra o vosso interesse em acompanhar os trabalhos da Câmara e contribui para dar sentido à nossa presença aqui”, o presidente Câmara Municipal de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira, prestou os devidos esclarecimentos a estes e outros assuntos, cuja resolução reencaminhou para os respetivos serviços da autarquia.
No que respeita à questão da recolha do lixo, foi esclarecido que a entrada ao serviço de um novo veículo de recolha de RSU, de maiores dimensões e capacidade física, obrigou a algumas alterações experimentais no plano de recolha de resíduos e asseguraram que os contentores serão repostos nos lugares habituais, de modo a não causar transtorno à população, continuando a recolha a ser feita pelo veículo mais antigo nas ruas mais estreitas.
Relativamente à curva e muro de suporte no Peroledo, Luís Pereira informou que a Junta de Freguesia de Fratel já procedeu à adjudicação da empreitada para a concretização deste projeto, que será comparticipada pela Câmara Municipal e contemplará também a reposição do pavimento e o reforço de um outro muro, na mesma via, expressando o desejo de que a situação possa ser resolvida rapidamente. 
Sobre a substituição do pavimento da estrada paralela ao IP2, face ao investimento que a repavimentação da totalidade da estrada representa para o município, o autarca esclareceu que a situação ideal seria garantir a construção de um nó de ligação do Peroledo ao IP2, de modo a que a população pudesse passar a utilizar a estrada nacional, mais segura. Esta solução já foi apresentada à Infraestruturas de Portugal, entidade responsável pela gestão do IP2, que até ao momento não deu resposta, comprometendo-se o autarca a insistir nesta solução, salvaguardando, no entanto, a continuidade da realização das reparações necessárias para assegurar as condições de circulação em segurança na via.
A presidente da Junta de Freguesia de Fratel, Célia Ribeiro, aproveitou também a ocasião para se congratular com a continuidade da realização das reuniões de câmara descentralizadas e a aprovação, no orçamento de 2024 da Câmara Municipal, da urbanização da zona envolvente às piscinas em Fratel, que permitirá a construção de cinco lotes, os quais, juntamente com os seis lotes da urbanização da Tapada do Correio, a reabilitação duma edificação inacabada na entrada de Fratel e a beneficiação da Casa Flores, irão promover e privilegiar a fixação da população na freguesia a custos controlados e dar resposta à crescente procura de habitação que nela se tem registado.
No que respeita aos assuntos elencados na ordem de trabalhos da reunião do executivo, destacou-se a aprovação dos encargos com pessoal do Município para o ano 2024.
In Diário Digital Castelo Branco  09.01.2024