A Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) e o Museu do Campo Alentejano (MusCA) recebem, de 1 de fevereiro a 7 de março, a Exposição de Fotografia “Avis e a Reforma Agrária”.
A Mostra, uma coletânea de memórias e evocações de outros tempos, espaços e vidas, reflete e acompanha, de forma cronológica, o movimento de ocupação de propriedades agrícolas no Concelho de Avis, assim como outros momentos marcantes, aqui testemunhados pela objetiva fotográfica, que nos revelam não só o dinamismo e alegria vividos pelos trabalhadores rurais, quando nos campos construíram a Reforma Agrária por sua própria iniciativa, mas também o impacto que “A terra a quem a trabalha” teve nas suas vidas.
Em Avis, os trabalhadores rurais organizados em 8 Unidades Coletivas de Produção e Cooperativas Agrícolas, distribuídas por todo o Concelho, tomaram a seu cargo o poder de largos hectares que utilizaram para a produção agrícola. Uma profunda mudança então vivida, a partir da Revolução de 25 de Abril de 1974, e que se prolongaria por mais alguns anos (até à década de 80), com alterações nas relações sociais e fundiárias que tiveram o ensejo de alcançar uma mais justa distribuição de riqueza e de posse da terra.
A Exposição “Avis e a Reforma Agrária” pode ser visitada no horário de expediente da BMJS, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, e no MusCA, de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 16h00, e ao sábado, das 10h00 às 12h30 e das 13h00 às 15h30.
Não perca!