18.2.23

SAÚDE: Hoje é Dia Internacional da Síndrome de Asperger

A Síndrome de Asperger é uma perturbação do comportamento com uma base genética que se enquadra nas perturbações do espetro do autismo. Algumas das principais características da Síndrome de Asperger estão relacionadas com alterações na interação social, na comunicação e no comportamento.
No Dia Internacional da Síndrome de Asperger, saiba quais os primeiros sinais de alerta a que os pais devem estar atentos.
CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS
Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 160 crianças tem uma perturbação do espetro do autismo que começa habitualmente na infância e tende a persistir na adolescência e idade adulta.
A APSA – Associação Portuguesa de Síndrome de Asperger, destaca algumas das características mais comuns da Síndrome de Asperger. Estas características estão profundamente relacionadas com a comunicação e interação social.
* dificuldades na interação social
* problemas na comunicação e discurso
* problemas de empatia e interesses limitados
* interpretação literal da linguagem
* comportamentos repetitivos ou rotineiros
* descoordenação motora
* hipersensibilidade a estímulos sensoriais.
SINAIS DE ALERTA
Segundo a Federação Portuguesa de Autismo, as perturbações do espetro do autismo têm origem no sistema nervoso central. Não existe nenhum marcador biológico que permita identificar o problema e as primeiras manifestações ocorrem nos 3 primeiros anos de vida.
No entanto, estes sinais podem não se manifestar neste período podendo ser mascarados por algumas estratégias de comportamento apreendidas pela criança, e surgirem um pouco mais tarde, quando as solicitações sociais excederem o limite das capacidades.
Síndrome de Asperger
Os sinais de alerta são iguais em rapazes e raparigas, sendo que, no caso das crianças do sexo feminino, pode ser mais difícil chegar a um diagnóstico, uma vez que as manifestações tendem a ser um pouco mais subtis.
Pode existir um atraso significativo na linguagem, com uma comunicação verbal e não verbal pobre, comparativamente com outras crianças.
Nos primeiros anos de vida, os pais e educadores devem estar sensibilizados para este tipo de manifestações e para características peculiares da comunicação, como o ritmo ou entoação na fala.
Na maior parte dos casos, crianças com Síndrome de Asperger ou outras perturbações do espetro do autismo, apresentam dificuldades no pensamento abstrato e na compreensão de alguns conceitos, existindo uma interpretação literal dos enunciados.
Esta situação leva a que a maior parte das crianças com Asperger sinta dificuldades no relacionamento social com outras crianças da mesma idade.
Estas crianças têm uma maior necessidade de apoio, uma vez que sentem uma maior dificuldade em adquirir as regras sociais, compreender e expressar emoções, apresentando comportamentos sociais considerados desajustados.
Muitas vezes são crianças que não se interessam pelas atividades comuns aos outros, podendo haver obsessão por determinados temas (por vezes bizarros e excêntricos) e comportamentos repetitivos e rotineiros.
Assim, cada vez que há uma mudança nas rotinas, são crianças que apresentam resistência e dificuldades de adaptação, demonstrando um baixo nível de tolerância à frustração.
As crianças com este tipo de síndrome podem apresentar um atraso no desenvolvimento motor, dificuldades na coordenação e motricidade fina. No mesmo quadro, pode identificar-se uma maior sensibilidade a ruídos, cheiros ou luzes.
Não existe cura para a Síndrome de Asperger, mas existe tratamento.
Se os pais estiverem atentos ao sinais de alerta e agirem atempadamente, com o acompanhamento certo, podem contornar-se e minimizar-se algumas manifestações, podendo muitas vezes, ultrapassá-las.
Fontes utilizadas:
APSA.org.pt | FPDA.pt | WHO.int | Psychiatry.org