21.2.22

NISA: Conheça os Poetas do Concelho (X) - João Marques Faustino (2)

A FORMAÇÃO DO MUNDO 
Do nada nasceu o ser
E o ser tudo acabou
Eu gostava de saber
Como tudo se formou.

Há tanto vivente no mundo
É tudo o que foi nascido
Como é que foi exercido
O primeiro e o segundo
Eu queria chegar ao fundo
Mas não há nem pode haver
Quem se atreva a dizer
Nasceu a paz e a guerra
Nasceu o mar e a terra
Do nada nasceu o ser

Depois da terra formada
Não existia ninguém
Nem animais, também
Não havia bicharada
Não estava a terra infestada
Que logo tudo criou
Quem é que foi que pintou
As cores em toda a raça
Foi tudo com a mesma massa
E o ser tudo acabou.

E continua a acabar
Tudo que vai mexendo
Mas depois em morrendo
Torna a nada voltar
Há tanta coisa a brilhar
É como estamos a ver
Como se pode injercer (exercer?)
Bichinhos em todo o lado
Como tudo foi formado
Eu gostava de saber.

Não há nenhum cientista
Que me venha dar lição
Que me faça a explicação
E me ponha tudo à vista
Ela é tão grande a pista
Quem a fez não se enganou
E no ar a colocou
Sem ter nenhuma fadiga
Não há ninguém que me diga
Como tudo se formou.

João Marques Faustino