16.2.22

NISA: Conheça os Poetas do Concelho (VIII) - João Marques Faustino

O trabalho na Agricultura 
Trabalho na agricultura
Desde pequeno rapaz
Além da vida ser dura
Eu quero viver em paz

Há tanta gente na vida
Passam o tempo a gozar
E eu sempre a trabalhar
Eu vivo com esta lida
É coisa aborrecida
Esta vida não se atura
Olhem a minha figura
Estou velho cansadinho
Desde pequeno, novinho
Trabalho na agricultura.

Trabalhar no campo é duro
É vida amargurada
Tantos que não fazem nada
Ainda com mais futuro
É por isso que eu murmuro
Ó terra que tudo dás
Quem me dera ser capaz
Passar a vida cantando
Ando sempre trabalhando
Desde pequeno rapaz.

Agricultura que é morta
Ainda torna a viver
Muita coisa vai-se a ver
Com a lei que está à porta
Temos o Basílio Horta
Que é boa criatura
Vai haver muita fartura
Com o nosso estado novo
É isso que quer o povo
Além da vida ser dura.

Vamos cavar e pescar
Uns no mar outros na terra
Não queremos cá a guerra
Para mau tempo passar
União e o bem-estar
Cada um naquilo que faz
Nunca mais voltar atrás
O pobre do trabalhador
Mas seja lá como for
Eu quero viver em paz.

João Marques Faustino

Imagem- Vindimas - Foto de Artur Pastor