22.2.22

VIDAS COM HISTÓRIA(S): Pedro Mourato

"Doar sangue é a forma mais nobre de ajuda ao próximo"
O mundo só pode ser
Melhor que até aqui,
Quando consigas fazer
Mais p'los outros que por ti!
Há homens e mulheres cujas vidas são exemplos de dádiva e de serviço a favor das comunidades a que pertencem. Não se reconhecem pela quantidade de medalhas e condecorações que garbosamente ostentam em dias solenes ou de festa. Primam pela humildade e descrição, e as suas histórias de vida, desconhecidas de grande parte da população. Merecem divulgação pública, forma de homenagem colectiva, prestada por uma sociedade cada vez mais avessa aos valores do reconhecimento e da gratidão.
Hoje, trazemos às páginas do jornal, a história de vida de Pedro da Piedade Mendes Mourato, o Pedro Inácio, como é conhecido em Nisa, prestes a completar 73 anos de idade. Bombeiro, dador de sangue, antigo combatente, sobre o Pedro não se pode dizer que "comeu o pão que o diabo amassou", mas na sua infância não faltaram as dificuldades.
"Nasci na freguesia de Nossa Senhora da Graça e tive uma infância triste. O meu pai, trabalhador rural, só vinha a casa nos domingos e eu fui criado pelas minhas tias. De alegre, só as brincadeiras no campo, o jogo do pincho e a escola. Fiz a 4ª classe com o prof. Belo e logo depois entrei como aprendiz de sapateiro na oficina do Ti Pação. Estive lá 3 anos, até ir para Vila Franca de Xira ao serviço da firma Pinto e Bentes, na altura uma das maiores empresas de construções eléctricas. Aí e antes de ir para a tropa, era para dar sangue, mas recusaram por não ter idade".
Lembranças da guerra colonial
À guerra não ligues meia,
porque alguns grandes da terra,
vendo a guerra em terra alheia,
não querem que acabe a guerra.
Veio a exigência do serviço militar. Elvas, na recruta, Coimbra na especialidade de enfermeiro-maqueiro e depois Évora e Castelo Branco, onde seria mobilizado para Angola.
"Em Castelo Branco estive para ser castigado por ter dado sangue sem a autorização do Comando da unidade. Valeu-me um sargento que conseguiu "converter" uma punição em louvor. Foi a primeira vez que dei sangue. Fui para Angola, onde estive 27 meses na zona de Bessa Monteiro e Toto. Foi um período muito difícil, pois estava na Enfermaria da unidade e era destacado para as operações no mato. Numa das vezes, fomos buscar quatro mortos, um deles, casado e com dois filhos, estava nas vésperas de vir passar um mês de férias à Metrópole. Para além desta, a situação que mais me marcou foi a de um furriel dos Comandos, ferido em combate, numa operação e a quem demos sangue, enquanto esperávamos a evacuação. Apesar de todo o nosso esforço, não sobreviveu. As dádivas de sangue, perante estas situações, passaram a ser uma coisa "normal" na minha vida."
Terminado o serviço militar, Pedro Mourato regressa a Nisa. Para trás ficava a juventude encurtada pela guerra, o futuro sem grandes perspectivas, um preço alto "pago" por milhares de jovens portugueses. "Agarrou-se" ao que apanhou, trabalho sazonal como servente de pedreiro a que juntou, mais tarde, a de colaborador do Nisa e Benfica.
" Casei em 1975 e na altura o presidente do Nisa e Benfica era o senhor José Rodrigues que me convidou para limpar as valetas do campo de jogos. Comecei aí uma ligação ao clube que durou mais de 15 anos, como massagista, roupeiro e marcava o campo. Após o casamento fui trabalhar para a Câmara, como assalariado e só mais tarde, já efectivo, como servente de limpeza e coveiro na freguesia de S. Matias. Mais tarde fui para o Jardim Municipal onde estive até me reformar."
Vida por Vida ou a mística de ser Bombeiro Voluntário
'Stá na mão de toda agente
A felicidade, vê lá!...
E o homem só 'stá contente
no lugar onde não está.
" Sempre tive atracção pelos Bombeiros, gosto de ajudar e essa ligação começou ainda antes de ir para a tropa. Penso que teve influência na especialidade militar que me coube. Os Bombeiros são fundamentais na vida das pessoas e das terras, na ajuda ao próximo, embora muita gente não se dê conta disso. Estão sempre prontos para salvar vidas, seja de noite ou de dia. Estou ligado aos Bombeiros há mais de 50 anos, hoje no Quadro de Honra."
Ao serviço dos Bombeiros, sentiu Pedro Mourato, a vida por um fio. Um, dos muitos episódios "negros" da sua vida, de que só por insistência, nos fala.
" Foi um grande acidente, em Agosto de 1982. Íamos combater um incêndio em Alpalhão, a viatura de combate (GMC) capotou, voltou-se e eu fiquei debaixo de uma parede, tendo sido tranpsortado para Portalegre e daí para o S. José, em coma. Depois fui internado no Curry Cabral com fractura da bacia e vários hematomas. Mais tarde, deram-me 35% de desvalorização, tenho uma prótese e uma perna mais curta que a outra."
Sangue pode salvar vidas!
O homem sonha acordado;
Sonhando a vida percorre…
E desse sonho dourado
Só acorda, quando morre!
Se há pessoas conhecidas como dadores benévolos de sangue, Pedro Mourato é, sem dúvida, uma delas. São mais de 65 dádivas, oficiais, um historial de ajuda humanitária que ninguém pode ignorar e deixar de reconhecer. Tudo começou pela necessidade de ajudar um familiar e depois disso nunca mais parou, até ao dia em que as condições de saúde não lhe permitiam fazer o que mais gostava.
" Comecei a dar sangue muito cedo, o meu Batalhão tinha como lema "Queremos e Podemos" e ao regressar do Ultramar continuei a ajudar quem precisava. A primeira dádiva oficial foi em Agosto de 1976. A minha tia Isabel estava doente, precisava de muito sangue e sempre que era possível lá estava eu de braço estendido. Nas contas da Associação de Dadores são 65 dádivas, mas dei muito mais, fora das estatísticas. Deixei de dar porque me colocaram uma prótese em 2010, levei sangue e depois disso já não me autorizaram a doar."
Pedro Mourato abraçou a causa dos dadores de sangue e sente como ninguém os apelos que são feitos, frequentemente, para colmatar a escassez de sangue nos serviços de saúde, um problema que se agravou com a pandemia. Por isso, não entende a relutância dos jovens e população activa em darem sangue. Explica o seu ponto de vista.
" Não compreendo porque há tanta falta de sangue nos Hospitais. A juventude e outras pessoas em idade de poderem doar um pouco do seu sangue não percebem que um dia o sangue lhes pode fazer falta a eles ou a alguns dos seus familiares. Acho que seguem caminhos errados. Sempre doei sangue ao longo da minha vida, nunca tive qualquer problema. Sente-se uma "picada" no início e nada mais. Acho que o fantasma do medo é apenas uma desculpa para que muitas pessoas não cumpram esse dever cívico de ajudar os outros e, sobretudo, de salvar vidas. Por mim, pela minha experiência, Apelo a que dêem sangue. Não custa nada, criam-se amigos, grandes amizades e ficamos com a consciência de termos sido úteis e de ajudar o nosso semelhante."
Cuidador a tempo inteiro
Fazer bem não é só dar
Pão aos que dele carecem
E à caridade o imploram.
É também aliviar
As mágoas dos que padecem,
Dos que sofrem, dos que choram.
Não tem sido fácil a vida de Pedro Mourato, em período de reforma. Um drama familiar, que enfrenta, resignadamente, todos os dias e assunto de que não gosta de falar, mas que se torna visível para quem o conhece.
"A vida tem sido difícil para mim, tanto na infância, como agora em que julgava poder passar uns dias mais tranquilos. O meu filho faleceu ainda jovem com 35 anos e essa morte foi como uma hecatombe que desabou na minha casa. Como pais sofremos de uma maneira atroz, especialmente a minha esposa. Nunca se recompôs e a sua saúde foi-se deteriorando de forma avassaladora. Tem uma deficiência de mais de 60 por cento, e sou eu que tenho de fazer praticamente tudo. Estou de prevenção 24 horas por dia e o facto de ter sido enfermeiro na tropa e bombeiro têm-me ajudado muito, mas é muito difícil nesta idade cuidar de uma pessoa dependente. Não baixo os braços, mas questiono-me se os serviços sociais e de saúde não poderiam dar uma maior ajuda, até como forma de reconhecimento a quem, como antigo combatente, bombeiro e dador de sangue nunca se poupou a esforços para ajudar os outros."
Reconhecimento da sociedade
E agora é o acaso quem me guia.
Sem esperança, sem um fim, sem uma fé,
Sou tudo: mas não sou o que seria
Se o mundo fosse bom — como não é!
O labor e dedicação de Pedro da Piedade Mendes Mourato, como trabalhador municipal, bombeiro, antigo combatente e dador benévolo de sangue, em prol da comunidade em que sempre viveu, foi alvo de reconhecimento por parte do Município de Nisa, que lhe atribuiu a Medalha de Mérito Municipal em 2010. Distinções foram-lhe igualmente atribuídas pela Associação dos Dadores Benévolos de Sangue do Distrito de Portalegre com as medalhas de bronze, prata e ouro e pelos Bombeiros Voluntários de Nisa com vários louvores e medalhas. Reconhecimentos de uma vida rica de exemplos de cidadania e de dádivas à Comunidade que, no entanto, não apagam a mágoa de um fim de vida passado em constante sofrimento e sobressalto.
Mário Mendes in "Alto Alentejo" - 16/2/2022
Nota: Versos de António Aleixo