21.1.22

ÉVORA: Concerto Banda da Força Aérea | 100.º Aniversário Travessia Aérea do Atlântico Sul

Bem-vindo a bordo da celebração do mais notável feito aeronáutico português – a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
Esta viagem foi concretizada em 1922 pelos oficiais da Marinha Portuguesa, o comandante Artur Sacadura Freire Cabral e o almirante Carlos Viegas Gago Coutinho.
Com início em Lisboa a 30 de março de 1922 foi finalizada a 17 de junho no Rio de Janeiro ficando para sempre imortalizada por ter sido a primeira ligação aérea entre a Europa e a América do Sul e pela utilização de um método inovador de navegação aérea desenvolvido pelos portugueses que por isso se constituiu como um marco da maior relevância, importância e visibilidade para Portugal para a Marinha e para a Força Aérea.
100 anos depois, celebramos o feito destes dois aeronautas.​”
Exposição e concerto em Évora assinalam comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul.
A Força Aérea, a Marinha e o Município de Évora juntam-se para assinalar os 100 Anos da Travessia Aérea do Atlântico Sul. Das comemorações da efeméride fazem parte uma exposição e um concerto aberto à população.
No Palácio D. Manuel estará patente ao público, entre os dias 21 e 31 de janeiro, uma exposição itinerante comemorativa do centenário da travessia. A cerimónia de abertura da mostra acontece no próximo dia 21, sexta-feira, às 14H00, e contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, e com altas entidades da Marinha e da Força Aérea. Mais informações sobre a exposição em https://www.marinha.pt/pt/100taas/
No Teatro Garcia de Resende, no domingo, 23 de janeiro, pelas 17H00, o centenário é assinalado com um concerto de entrada livre pela Banda da Força Aérea.