16.1.22

Verdes alertam para risco de “monocultura intensiva de painéis solares” no distrito de Portalegre

 
A dirigente nacional de “Os Verdes” Manuela Cunha criticou hoje a proliferação das centrais solares no distrito de Portalegre e em outras zonas do Alentejo, alertando para o risco de “uma nova versão de olival intensivo com painéis solares”.
Manuel Cunha falava a esta estação emissora depois de uma visita às quintas do Bispo e dos Fratéis, em Portalegre, para onde, de acordo com a informação que circula, está prevista a implantação de uma central fotovoltaica e de uma unidade de produção de hidrogénio.
Afirmando que o hidrogénio do ponto de vista ambiental “é muito positivo”, a ecologista chamou a atenção que “tem problemas de segurança”, e exortou os responsáveis por este projeto a prestarem mais esclarecimentos sobre o mesmo. 
Manuela Cunha pretende saber se a energia que ali vai ser produzida será para consumo local ou para injetar na rede e quem vai gerir o processo da central de produção de hidrogénio.
Nesta deslocação a Portalegre, para lançamento do “Manifesto Ecologista” de “Os Verdes”, Manuela Cunha surgiu acompanhada por Pedro Reis, candidato “Verde” nas listas da CDU por Portalegre às legislativas de 30 de janeiro.
A comitiva de "Os Verdes" seguiu viagem para Elvas usando o comboio como meio de transporte.
Gabriel Nunes) -