26.1.22

NISA: Conheça os Poetas do Concelho (I) - Nazaré Valente Gonçalves


PÉ DA SERRA
Pé da Serra, a minha aldeia
A minha terra Natal
Perdida aos pés de uma serra
Como tu não há igual.

Tenho ainda na ideia
Costumes e tradições que já lá vão
Nas noites quentes de Verão
Contos contados no chão
No lageado da “ti Delfina Ferra”
Mesmo no fundo da serra
E à porta da “ti Nacidade” *
Que saudade!

Vinham os bailes das sortes
Ficava cheio o salão;
Cada qual levava a sua cadeira!
Não faltava o “ti Simão”
E nem o “ti João Pereira”
Os moços andam na roda
Os pequenos vão pró meio
E as velhotas no paleio...
Passa uma, olha aquela
Vai-se a rir pró namorado
Passa outra e aquela
Como leva o penteado!

Jogavam-se as caqueiradas
As comadres e as maias
Na maior simplicidade
Que saudade!
Deixei-te querida aldeia
Fui casar a terra alheia
Boa terra,
Viva lá onde eu viver
Esteja lá onde estiver
Saudades hei-de ter
De ti, oh Pé da Serra!

Nazaré Valente Gonçalves