Uma tradição secular
Conhecida pela sua diversificada oferta gastronómica que contribui para a dinamização da economia e a valorização do território, Palmela lança o mais recente queijo curado em folha de castanheiro.
Produzido pela queijaria Simões, este produto de elevada qualidade tem registado grande procura, contribuindo para afirmação dos recursos endógenos e o desenvolvimento económico local.
Esta inovação que contribui também para a valorização turística local tem, ainda, um fator diferenciador subjacente, que lhe desvendaremos já em seguida.
A Queijaria Simões é o mais recente parceiro de Lisboa Romana | Felicitas Iulia Olisipo, projeto desenvolvido pelos municípios da Área Metropolitana de Lisboa, com o objetivo de promover, valorizar e divulgar o património arqueológico, com particular enfoque na época romana.
Sabia que o queijo, por ser um alimento bastante nutritivo, esteve sempre presente nas principais refeições dos romanos? No livro de cozinha do gastrónomo Apício (25 a.C. - 37 d.C.) existem diversas referências a este lacticínio, demonstrando que o queijo foi uma iguaria muito apreciada pelos romanos.
Este produto junta-se a outros já existentes, lançados por parceiros da Rede Metropolitana, nomeadamente o vinho da Quinta de S. Sebastião (Município de Arruda dos Vinhos), a conserva de sardinha (Município de Sesimbra) e o Mel (Município de Loures).