3.10.18

Semana de luta com forte adesão dos professores

Os professores e Educadores iniciaram ontem uma greve que decorrerá de 1 a 4 de Outubro pela recuperação de 9 anos, 4 meses e 2 dias de tempo de serviço congelado e por um conjunto de questões relevantes da sua carreira: a aposentação e o desgaste dos docentes, os horários de trabalho e a vinculação dos professores com contratos a termo. Esta greve culmina numa manifestação no Dia Mundial do Professor, dia 5 de Outubro, sexta-feira, em Lisboa.
Hoje, dia 2 de Outubro, o foco da greve é na zona sul do país, no Algarve e nos distritos do Alentejo.
No distrito de Portalegre, a greve teve forte expressão em muitas escolas, como nos Agrupamentos de Arronches, Fronteira, Centro Escolar de Campo Maior, nas escolas da cidade de Portalegre, EB2,3 José Régio, Escola Secundária S. Lourenço, houve escolas nas quais a adesão dos professores foi significativa, destacando-se a Escola Básica do 1º Ciclo do Atalaião em Portalegre, em que adesão à greve foi de 100% ou ainda a Escola Básica do 1º Ciclo e Jardim de Infância da Praceta, também em Portalegre, com uma adesão de 75%.
Cientes de que o tempo é este, à prepotência do governo neste processo e ao desrespeito que manifesta pelos professores, estes respondem com uma grande greve e, no dia 5 de Outubro, também os professores da nossa região rumarão a Lisboa estando os transportes a cargo do Sindicato dos Professores da Zona Sul (SPZS - FENPROF).
Depº de Informação da USNA/CGTP-IN

Nenhum comentário: