12.8.17

IN MEMORIAN: Dr. Francisco Macedo Toco

Faleceu esta manhã, na sua residência em Algés e após prolongada doença, o Dr. Francisco Macedo Toco, distinto advogado, natural de Nisa, vila onde nasceu em 1944.
Francisco Macedo Toco, trabalhou, enquanto jovem, como aprendiz de tipógrafo na Tipografia Nisense, tendo depois ingressado no Serviço de Finanças. Cumpriu o serviço militar com a especialidade de enfermeiro, tendo sido destacado para Moçambique, após o qual regressou às suas funções nas Finanças, tornando-se um perito na área tributária.
Como trabalhador-estudante frequentou e concluiu com distinção o curso de Direito, especializando-se em Direito Tributário.
Integrou a Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados, sob a presidência de Carlos Pinto de Abreu, tendo a seu cargo a secção de Administração Pública. Fez parte, igualmente, da direcção do Cofre de Previdência dos Funcionários do Ministério das Finanças.
Em Nisa, foi cabeça de lista e eleito pelo PSD como independente na Assembleia Municipal nas eleições autárquicas de 2009, tendo desempenhado de forma activa e proficiente o seu cargo de eleito municipal, no mandato 2009-2013, com algumas intervenções de grande fôlego, sobre o papel do órgão Assembleia Municipal e dos seus eleitos, intervenções que, pela sua importância, a seu tempo e neste espaço, publicaremos.
Em 2013 voltou a integrar, como independente, uma lista à Assembleia Municipal, a MIMCONISA (Movimento Independente Mexer com Nisa) em lugar não elegível.
Era sócio de algumas associações nisenses, entre elas a Sociedade Artística e a Santa Casa da Misericórdia, instituição de que era Irmão há mais de 30 anos.
Colaborou no “Jornal de Nisa” com artigos nas áreas do Direito Tributário, Política Local e Administração Pública.
Morreu o Dr. Francisco Toco. Acabou o seu sofrimento de tantos meses. Perdi um grande amigo, um nisense de nobres sentimentos, de humanidade e humanismo.
Repousa em paz, Francisco!
Mário Mendes