18.8.17

Nisa na pintura de Eric Preteseille (AGO. 2009)



 

A família Preteseille (Annie, Christian e Eric) e Christine Maniere vão mostrar os seus trabalhos artísticos, em pintura (óleo e aguarelas) e escultura, na Salle des Halles, em Azay le Rideau.
A exposição tem o título de “Variações sobre Portugal e a Touraine” e será inaugurada no sábado, dia 22 de Agosto, pelas 18 horas.
Na mensagem que nos enviou, Eric Preteseille apresenta-se como sendo “ francês, casado com uma portuguesa de Nisa, e vou apresentar uma exposição de quadros a óleo sobre Portugal e Nisa, em Azay le Rideau.As particularidades desta exposição:
- Sobre Portugal e a região da Touraine (França), pois minha esposa é originária de Nisa e eu de Tours, capital da Touraine. Nós pretendemos associar as duas regiões nesta exposição.- A vila de Azay le Rideau está geminada com Nisa, e ali terá lugar a exposição. Nós expomos os nossos trabalhos em família, cada um com a sua sensibilidade diferente e uma expressão plástica pessoal. Eu pinto paisagens de Nisa e do Alentejo, mas também de Lisboa, particularmente, em azulejos. "
Para melhor conhecerem o meu trabalho, disponibilizo algumas fotos e o endereço do meu blog: http://ericpreteseille.blogspot.com
A inauguração da exposição terá lugar no sábado, dia 22 de Agosto, na Salle des Halles, junto à Igreja, com a presença do cônsul honorário de Portugal em Tours, Luís Palheta, igualmente, originário de Nisa. A exposição estará patente ao público, todos os dias, até 4 de Setembro, entre as 10 e as 19 horas. A todos os nisenses e portugueses residentes na região da Tours, aqui está uma boa oportunidade para uma visita a uma exposição que “fala” de Portugal e mostra algumas telas de inegável valor artístico. Aproveitem!
Notícia publicada em 20/8/2009 e que voltamos a publicar, agora na net, por se tratar de um artista com ligações afectivas a Nisa, vila e região onde se inspirou em muitos dos seus trabalhos, tal como Lisboa.