3.7.16

SAÚDE: Falta de enfermeiros poderá causar "situações críticas" no Norte Alentejano

A época que se aproxima, habitualmente de férias, poderá despoletar situações críticas em alguns serviços" do Norte Alentejano, alerta o Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), que responsabiliza a administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano - ULSNA se tal vier a ocorrer.
Apesar do número de enfermeiros ser insuficientes para o normal e regular funcionamento dos serviços da ULSNA, o SEP teve conhecimento de que, este mês, terminam funções mais três enfermeiros, pelo facto de deterem um contrato individual de trabalho a termo certo, apesar de cumprirem funções necessárias e permanentes.
Para o SEP a situação é inaceitável, uma vez que estes enfermeiros, para além de estarem a responder a necessidades permanentes, são insuficientes para o normal e regular funcionamento dos serviços, nomeadamente fazendo face à grave carência destes profissionais.
O SEP entende que a administração da ULSNA deve envidar todos os esforços para garantir de forma urgente a permanência destes e de todos os enfermeiros que estão a terminar o contrato e que é urgente que o Ministério da Saúde/ACSS/ARSA autorizem a passagem de todos os processos de CIT a termo certo para sem termo.
FONTE: SEP