19.8.15

NISA: Mensagens sobre a morte de José Luís Tomás Bruno

Para ti José Bruno
Não é fácil escrever quando estamos em choque com a tua partida José Bruno!
Tu, José Bruno, um grande cidadão, um grande homem, professor, diretor e amigo, um ser humano excecional, deixaste-nos sem aviso, assim, à pressa, a roubar tempo à morte para descansares nos braços do teu amor, a tua Gracinha!
Quem não te conheceu, quem não teve o privilégio de aceder ao intramundo onde muitas vezes te resguardavas, não conheceu a diversidade, a riqueza, a beleza, a humildade e o humanismo da tua pessoa!
A dor da tua partida, querido amigo, perdurará para sempre nos nossos corações e as nossas vidas ficarão mais vazias sem ti.
Sem ti, perde a tua família, que amavas profundamente e perdemos nós, os teus amigos, a Escola e o concelho de Nisa.
O Neto, o Veríssimo, a Mendes e a Almeida, era assim que nos tratavas, não deixarão que a tua memória se apague nas salas, nos corredores, em cada recanto do Centro Escolar porque o Centro, és tu!
Até já querido amigo!
(Mensagem da Escola Prof. Mendes dos Remédios, lida na cerimónia fúnebre)
A “descoberta” da música aos 60 anos
Estive hoje na despedida precoce deste "Lobo" da educação, o professor Bruno era um homem muito respeitado no meio escolar.
Quanto à música, sei que iniciou aos 60 anos a aprendizagem do saxofone, com muita carolice dele e desse "grande homem" - António Charrinho, seu dedicado professor...Não é fácil ensinar música a alguém com idade sénior, está provado cientificamente que já não temos demasiadas qualidades para este tipo de aprendizagens e a carreira do Engº Bruno foi uma luta árdua mas gratificante. Foi progredindo lentamente, sempre com muita força de vontade, guiado pelo sonho de ser músico filarmónico. Tocava horas... E quando o Homem sonha, acontece. O Bruno estreou-se no 25 de abril de 2014 e foi notícia pois não é todos os dias que alguém com 62 anos se estreia a tocar numa banda filarmónica. Serviu de exemplo a muita gente. Com paixão e determinação, tudo é possível.
O percurso musical deste nosso amigo foi curto, mas vai repleto de felicidade. A sua cara era toda sorrisos quando se fardava e juntava com mais bandas. Adorava ver os miúdos a tocarem tão bem ou melhor do que ele. Era muito modesto, qualquer coisa que para os outros músicos era banal, para o Bruno tinha um significado imenso, era um deslumbre. Não me posso esquecer da alegria e da vontade de aprender que demonstrou numa formação que fez este ano com o saxofonista Miguel Monteiro, Foi um aluno embevecido com o professor e ávido pelo conhecimento, curiosamente, melhorou muito a sua qualidade e projeção de som... Por último, teve a honra de participar em vários ensaios públicos da FISENA, que se estreou no Andanças, por acaso sem o colega Bruno, mas esteve presente nos seus dois últimos ensaios públicos em Arronches e Gáfete, respetivamente.
O Bruno viveu os seus últimos dois anos numa completa felicidade por ter cumprido este sonho da idade sénior. Há outra coisa de que não me esqueço...o Bruno ficava pasmado com o espírito de amizade que via entre todos os músicos das várias bandas do nosso distrito e dizia que se tivesse sido possível, tinha sido músico muito mais cedo.
Partiu um bom Homem, é um exemplo que deve ser dado a todas as pessoas que se acomodam com a idade. Atenção que o Bruno, com 63 anos, ainda era um jovem e não merecia ter-nos deixado tão cedo, logo agora que estava finalmente preparado para "beber" tudo o que da música se pode aproveitar.
Em meu nome, de toda a Direção e órgãos sociais da Federação de Bandas e de todas as filarmónicas e orquestras do distrito, só me resta dizer: "Obrigado, Engº Zé Luís Bruno, por ter sido um colega empenhado, dedicado e amigo e por ter dado um enorme exemplo a todas as comunidades das nossas terras. A música fica mais pobre sem pessoas como o Bruno. Paz à sua alma e condolências à família, à Soc. Musical Nisense e ao Agrupamento de Escolas de Nisa".
Muito obrigado,
Prof. Miguel Baptista - Pres Dir FBFDP e colega na FISENA
Nisa perdeu um Nisense e um amigo
Foi com uma profunda tristeza que soube do falecimento do Eng. Bruno.
Fizemos percursos de vida semelhantes, nos anos 70 lá fomos para Lisboa estudar engenharia, ficando hospedados na mesma casa. Assim, houve um estreitar de relações que se manteve sempre até á sua prematura partida.
A Escola de Nisa perdeu um responsável que lutou para que o seu desempenho fosse digno. Recordo a análise que o Eng. Bruno apresentou sobre a execução dos objectivos que a sua escola, Agrupamento de Escolas de Nisa, se proponha.
A última conversa que mantivemos foi no início deste Agosto, onde ele me manifestou a sua alegria em participar na Sociedade Musical Nisense. Que força de vontade e de exemplo de vida para todos nós!
João Santana