27.8.15

NISA: Francisco Ceia apresenta o livro “Terra da Paciência” e interpreta canções suas

O Auditório da  Biblioteca Municipal de Nisa acolhe, no  dia 5 de Setembro, sábado, às 11H30,  a apresentação do  romance de Francisco Ceia “Terra da Paciência”.
Natural de Portalegre, Francisco Ceia inicia, em 1976, a sua carreira no teatro, primeiro como ator no CENDREV, em Évora, e depois como encenador e ator no Teatro do Semeador, companhia que funda em 1980, em Portalegre. A par do teatro, dedica-se à música, compondo, interpretando e apresentando espetáculos no país e no estrangeiro. Colabora ainda em vários programas da RTP como ator e músico, destacando-se a sua participação na série "A Casa do Mocho Sábio". A partir dos anos 80, dedica-se sobretudo à música, com participações no Festival Internacional “Womad” e no Festival RTP da Canção, tendo editado 14 trabalhos discográficos.
No plano literário, Francisco Ceia publicou em 2012 “Jogo de Janelas” e edita agora “Terra da Paciência” com o mesmo propósito de agitar e despertar consciências através da palavra e da leitura, embora com uma forma estilística bem diferente. A partir da observação atenta da humanidade e da realidade circundante, o autor extrai retratos que interpelam o leitor e o convidam à reflexão crítica da história social de ontem e de hoje.
Francisco Ceia refere que este livro é para ser interpretado através dos diferentes olhares e vivências de cada leitor. “O livro pretende mexer com as pessoas, contar-lhes histórias que despertem um espírito interventivo e as afaste de uma atitude conformista em relação às coisas. Vivemos numa sociedade em que, muitas vezes, andam a tratar-nos como imbecis e é importante que não nos deixemos resignar e tratar dessa maneira”. A mensagem está aliás subjacente no título “ Terra da paciência” que, de acordo com o autor, acaba por ser uma metáfora daquilo que é, ou deve ser, a postura do ser humano que “deve ter capacidade e paciência para resistir quando confrontado com as diversas adversidades que se apresentam ao longo da vida”.
À semelhança de “ Jogo de Janelas ”, Raul Ladeira foi o responsável pelo design da capa, que nos remete para figuras bíblicas de pantomina, medievais tentações, marionetas alentejanas e terras de paciência sobre fundo negro.

Durante a apresentação, Francisco Ceia interpretará algumas das canções de que é compositor e intérprete.
CMNisa